Professor da EEL participa de conferência sobre fadiga e integridade estrutural de aeronaves na Holanda

O professor Carlos Antonio Reis Pereira Baptista, do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP participou do evento combinado 38th Conference and 31 st Symposium of the International Comittee on Aeronautical Fatigue and Structural Integrity, realizado de 25 a 30 de junho em Delft (Países Baixos).

O ICAF (International Committee on Aeronautical Fatigueé uma organização formada por representantes de 17 países-membros que tem como objetivos principais conectar a comunidade que pesquisa integridade estrutural de aeronaves e promover a troca de informações e ideias sobre fadiga aeronáutica e integridade estrutural.

No evento, o Prof. Baptista apresentou dois trabalhos. O primeiro, na forma oral,  Effects of the Secondary Aging T6I4 on Fracture Toughness and Fatigue Crack Growth Resistance of AA7050 Alloy,  trata dos requisitos de desempenho mais elevados para as ligas Al-Zn-Cu-Mg impostos pela evolução da indústria aeronáutica.  A pesquisa foi desenvolvida por ele juntamente com Ana M.B.S. Antunes, Luís R.O. Hein, Samara C. de Paula e Gabriel C.C. Peinado.

Prof. Carlos Baptista participa do Simpósio ICAF - Holanda

O segundo trabalho, Numerical and Experimental Analyses of the Stress Field ahead of Fatigue Cracks in Laser-Treated AA2198-T851 mostra a redução na taxa de crescimento da trinca por fadiga propiciada pela aplicação de linhas de aquecimento a laser numa liga Al-Li, visando um melhor desempenho em projetos tolerantes ao dano. A pesquisa foi desenvolvida por Cauê P. Carvalho, João P. Pascon, Milton S.F. Lima e Carlos A.R.P. Baptista, foi apresentada em forma de pôster.

Após a Conferência, o Prof. Baptista fez uma visita informal à Technische Universiteit Delft, onde se encontrou com o Prof. Saullo Giovani Pereira Castro, ex-aluno e graduado em Engenharia de Materiais pela EEL, que atua no grupo de Estruturas Aeroespaciais e Mecânica Computacional da TU Delft. ( Foto abaixo).

Prof. Baptista