Vaga aberta para bolsa de Pós-Doutorado em Bioprocessos
Por Thaís Degani Angerami
O Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP está com uma vaga aberta para Bolsa Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), vinculado ao projeto temático “Plataforma biotecnológica de obtenção sustentável e integrada de biomoléculas a partir da biomassa de cana-de-açúcar explorando leveduras da Antártica”.
A pesquisa tem como foco o uso de leveduras isoladas da Antártica para a produção de carotenoides, utilizando hidrolisados lignocelulósicos oriundos de bagaço e palha de cana-de-açúcar, dentro de uma abordagem de bioeconomia circular.
As atividades serão desenvolvidas no Departamento de Biotecnologia da EEL-USP, na cidade de Lorena (SP), sob supervisão da Profa. Dra. Maria das Graças de Almeida Felipe.
O candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa, por um período de 24 meses.
Inscrições e Processo Seletivo
Os interessados tem até o dia 5 de agosto de 2025 para se inscrever. Basta enviar e-mail para mgafelipe@usp.br, com ss seguintes documentações: carta de motivação, histórico acadêmico e súmula curricular nos moldes da FAPESP (https://fapesp.br/sumula).
Para a seleção, poderão ser realizadas entrevistas virtuais.
- Pré-requisito: Doutorado em Biotecnologia ou áreas correlatas, com experiência desejável na obtenção de produtos a partir de leveduras, tratamento de biomassas lignocelulósicas e utilização de hidrolisados. É essencial possuir perfil de liderança e autonomia para orientar estudantes de graduação e pós-graduação. O projeto envolve colaboração internacional, portanto é requerido domínio avançado de inglês.
Para mais informações, acesse: https://fapesp.br/oportunidades/8401/