Pular para o conteúdo principal

Professor da EEL dá continuidade às tratativas do PMMA para recuperação ambiental da região

O pesquisador da EEL-USP, Prof. Mauricio Lamano, que está à frente do projeto em Lorena, discute o potencial da política ambiental e os ganhos para população e para o meio ambiente.

 

Por Simone Colombo

 

As conversas sobre ações de recuperação da Mata Atlântica em Lorena, SP, seguem fortalecendo o plano de conservação da biodiversidade regional. No dia 12 de fevereiro, o Prof. Maurício Lamano da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP se reuniu com representantes do INPE, da Fundação SOS Mata Atlântica e Prefeitura de Cachoeira Paulista. A motivação do encontro foi a troca de experiências na elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) de Lorena, o qual faz parte do seu projeto de extensão que coordena junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). O Prof. Lamano compartilhou as oportunidades e desafios na elaboração desta política pública e apresentou os principais avanços do PMMA-Lorena.

 

A prefeitura de Cachoeira Paulista compreende a necessidade de conservar e recuperar a mata nativa do território por meio de políticas públicas que consolidem a boa qualidade de vida urbana e o respeito ao meio ambiente. Além disso, pesquisadores e funcionários do INPE também estão envolvidos nesta temática e pretendem iniciar logo as primeiras etapas para a elaboração deste importante plano municipal para a cidade vizinha. 

 

Cabe destacar o importante papel da Fundação SOS Mata Atlântica neste debate, uma vez que a instituição atua na defesa do bioma há décadas e tem uma vasta trajetória na proteção e recuperação das florestas nativas. Segundo a Fundação, “a Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços e atividades essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo”. Isso demonstra que tanto o projeto de extensão do Prof. Lamano como a boa intensão da prefeitura de Cachoeira Paulista e INPE caminham para a direção certa, visando o desenvolvimento regional desta parte do Vale do Paraíba.

No INPE, em Cachoeira Paulista, grupo conversou com o Prof. Mauricio Lamano sobre o PMMA. Foto: Divulgação.

O PMMA é um instrumento de regulação que deriva da Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06) e consiste no planejamento estratégico e participativo da recuperação e conservação do bioma na escala municipal. Essa troca de experiências entre diferentes cidades e instituições é estratégica para o estabelecimento de um corredor ecológico que poderá ligar várias regiões do Estado. As ações visam recuperar parte da vegetação originaria local, oferecer ambiente para proteção da fauna regional e mitigar as alterações climáticas.

 

 “Estamos elaborando o PMMA de Lorena e apresentamos nossas experiências ao grupo, os gargalos, as oportunidades e benefícios de avançarmos na recuperação da Mata Atlântica na região” conta o Prof. Lamano, responsável pelo projeto em Lorena. O pesquisador conta que, após a sua fala, tanto a Prefeitura de Cachoeira Paulista como representantes do INPE e da Fundação SOS Mata Atlântica viram a oportunidade de expansão do território recuperado e o sinergismo de pensarem holisticamente na conservação desta parte do Vale. “É uma grande conquista para a nossa região que essa parte do Vale do Paraíba se organize ambientalmente”. Destaca Lamano. 

 

Para o pesquisador a união das cidades limítrofes fortalece o território trazendo benefícios ambientais na questão de biodiversidade e na oferta e promoção de serviços ecossistêmicos como regulação do clima, manutenção de biodiversidade e sequestro de carbono. “É um ganho coletivo para população e para o meio ambiente”.

 

Participaram do encontro: 

SOS Mata Atlântica: Filipe Lindo - Articulador Territorial; Tainá Franco - Coordenadora de Restauração; Beloyanis Monteiro - Políticas Públicas;

 

Colégio Albert Einstein – Guaratinguetá (SP) - Jovino Paulo Ferreira Neto, Engenheiro Agrônomo - Coordenador do Projeto Saber Cuidar- Educação Ambiental e Socioemocional;

 

INPE: Rosemary Aparecida Odorizi Lima, Analista - Coordenadora do Programa Educação - Extensão Educacional Ambiental, Científica e Tecnológica; Antonio Marcos Vianna Campos -Tecnologista – Meteorologista - Coordenador Substituto do Programa Educação - Extensão Educacional Ambiental, Científica e Tecnológica; Liviany Pereira Viana -Pesquisadora do Programa Educação - Extensão Educacional Ambiental, Científica e Tecnológica; 

 

Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista: Antônio Celso Ferreira Ferraz - Engenheiro Agrônomo - Diretor da cooperativa de laticínios de Cachoeira Paulista;

 

Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cachoeira Paulista - Mario Brizzi.