EEL USP: Projeto "Elas na Engenharia" traz alunas de escolas públicas para passar um dia na Universidade
Por Simone Colombo
Na última semana de maio, dias 29 e 30, a Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL-USP) realizou mais uma edição do projeto “Elas na Engenharia”. Iniciativa voltada a promover o protagonismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Foram dois dias intensos em que alunas de duas escolas públicas da cidade - E.E. Miquelina Cartolano e E.E. Prof. Luiz de Castro Pinto - puderam imergir no cotidiano da USP em Lorena e conhecer de perto o dia a dia de uma Universidade.

Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer três laboratórios da Unidade: a Planta piloto da usina de Etanol; o laboratório de Fermentação e o laboratório em que são ministradas as aulas práticas da graduação onde foi apresentado um experimento com bioplásticos.
Durante a visita, as estudantes foram informadas sobre as possibilidades acadêmicas e profissionais da área, as facilidades que a USP oferece para a permanência dos estudantes na Universidade, as viabilidades de fazer intercâmbio em outros países, o trabalho voluntário feito pelas entidades estudantis da EEL/USP, entre outros.
Segundo a professora Talita Martins Lacerda, coordenadora do Projeto, o evento se destacou não apenas pela adesão das participantes, mas pelo entusiasmo com que se envolveram nas atividades. "Foi muito gratificante ver o brilho nos olhos das meninas. Elas se sentiram acolhidas, representadas e motivadas. Esse é o espírito do projeto: mostrar que há espaço, sim, para as mulheres na engenharia — e que esse espaço pode e deve ser ocupado com excelência!", afirmou.
Além das atividades técnicas em laboratório, o projeto teve também momentos em que temas como: equidade de gênero, liderança feminina, desafios e oportunidades para mulheres na ciência foram debatidos. Uma roda de conversa entre alunas da graduação e pós-graduação, oriundas do ensino público, e as jovens visitantes, retratou a vivência na Universidade e o universo feminino na engenharia.

Os organizadores afirmam que o programa teve um retorno positivo. Segundo eles, várias participantes publicaram vídeos em suas redes sociais com a hashtag #ElasNaEngenhariaEELUsp falando sobre a sua participação no Projeto.
“O “Elas na Engenharia” é um exemplo de ação afirmativa que alia acolhimento, formação e transformação social, reforçando o compromisso da USP com a diversidade e a inclusão em todas as áreas do conhecimento.”, afirma o Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva, que também atuou na organização.