Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) visita a EEL

Esteve visitando a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP no dia 25 de outubro, o Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Prof. Dr. Raul Machado Neto. O Presidente da Aucani veio a EEL para falar sobre os planos da USP em consolidar na Universidade um ambiente Acadêmico Plural e Internacional.

O Presidente da Aucani revelou que a USP possui 1453 convênios com centenas de Instituições de Ensino estrangeiras e que a mobilidade na Graduação da USP está ascendente. Segundo ele, um bom aspecto, pois a mobilidade eleva o nome da Universidade, visto que preserva a identidade de onde o aluno é oriundo.

Prof. Raul falou aos docentes e estudantes interessados em realizar pesquisas e intercâmbios internacionais que há diversas oportunidades e bolsas para interações no exterior que são frequentemente divulgados em editais elaborados pela Aucani e suas Comissões de Relações Internacionais (CRint). Todas elas descritas na página da Aucani: http://www.usp.br/internationaloffice/

A internacionalização das atividades da Universidade é bastante importante, pois além de permitir maior visibilidade e troca de conhecimentos entre grandes instituições de diferentes países, também auxilia diretamente no posicionamento da Universidade em rankings internacionais. “Esses rankings são importantes apesar de cada um ter sua metodologia e critérios”, afirma Prof. Raul Machado Neto. Os rankings interferem na reputação de uma Universidade dentro e fora do país.

No ano de 2015, a graduação da USP recebeu 1450 alunos de instituições estrangeiras e teve 3387 alunos realizando intercâmbios fora do país. Na Pós-Graduação a USP recebeu, neste mesmo ano, 1559 estrangeiros. Estrangeiros estes que podem elevar o nome da Universidade no exterior; “a ideia é que os egressos da USP da Pós-Graduação promovam reuniões em seus países, para que se tornem porta-vozes e divulgadores da Universidade de São Paulo fora do país” disse o Prof. Raul Machado Neto.

Entre 2013 e 2015 a EEL teve 276 alunos de graduação que fizeram intercâmbio no exterior e recebeu 9 alunos estrangeiros. Atualmente a EEL possui 21 alunos em intercâmbio no exterior, sendo que 17 são do Programa Ciências Sem Fronteiras e 4 através de editais USP. Com relação à Pós-Graduação, hoje existem 17 pesquisadores estrangeiros atuando na EEL, sendo 12 alunos de Pós-Graduação e 5 Pós-Doutorandos.

De acordo com o presidente da Aucani, um dos entraves que pode interferir na internacionalização é a língua do país. Nesse sentido, a USP têm oferecido cursos gratuitos de línguas de excelente qualidade. Em 2015 a Universidade teve 3.114 alunos inscritos em cursos presenciais da língua inglesa e 30.400 alunos em cursos online. “Por outro lado, há países da América latina, por exemplo, que tem dificuldade de entender o Português” diz Prof. Raul Machado. Neste sentido a Universidade oferece curso de Português para os estrangeiros que ingressam na USP.

O Presidente da Aucani mostrou ainda outro caminho que veio para facilitar a vinda de estrangeiros que querem estudar na USP; o iFriends. O iFriends é um programa onde alunos da USP se voluntariam para receber intercambistas. O iFriends foi criado pela Aucani em 2011 e teve 1150 alunos de graduação inscritos e 1622 intercambistas de dezenas de países beneficiados.

O presidente da Aucani anunciou também que decorridos 3 anos de negociações, a USP, muito em breve, terá uma espécie de posto da Polícia Federal dentro da Aucani. Este posto irá auxiliar os estudantes de outros países a obter com maior agilidade o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE. “Dois funcionários da USP serão treinados pela Polícia Federal para atender a demanda dos estrangeiros.” Com isso espera-se que o maior problema encontrado por eles em sua estada no Brasil seja sanado.

Aumentar a presença da USP na América Latina fortalecendo a rede Ibero-americana é um ponto primordial para a Universidade. “A internacionalização de uma Instituição resulta em desenvolvimento científico e tecnológico, não só para a Universidade, mas para todo um país” salientou o Professor Raul Machado Neto.