Pular para o conteúdo principal

Nota de Falecimento – Prof. Marco Antônio de Carvalho Pereira

NOTA DE FALECIMENTO – Prof. Marco Antônio de Carvalho Pereira

 

É com profundo pesar que a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP recebeu a notícia do falecimento do professor Marco Antônio de Carvalho Pereira, ocorrido em 20/06.

 

Durante sua jornada de 39 anos dedicados a esta Unidade, foi Diretor, Vice-Diretor, Gerente do Polo Computacional, Presidente da Comissão de Graduação, Coordenador de Curso de Graduação de Engenharia Química, Coordenador de Curso de Graduação de Engenharia de Produção e Coordenador do Polo da Agência USP de Inovação em Lorena.

 

Na região, era muito conhecido do meio industrial por atuar nas áreas de Engenharia da Qualidade e Inovação e por coordenar, periodicamente na EEL-USP, o Fórum Lean Six Sigma para profissionais das empresas da região.

 

Sua paixão era a Educação. Atuava fortemente nas áreas de Educação Empreendedora e Educação em Engenharia tendo como foco o desenvolvimento de competências por meio de metodologias ativas de aprendizagem com ênfase em Project-Based Learning.

 

O prof. Marco Antonio aposentou-se em 2022.

 

Seu legado ficará conosco.

 

Aos amigos e familiares, nossos profundos sentimentos.

 

Prof. Marco Antônio

A despedida será hoje, 21/06, no Velório Santa Clara em Cruzeiro das 8h às 15h30. 
Haverá missa de corpo presente ás 15h30 no Cemitério Outeiro da Paz em Lavrinhas/SP.

 

HOMENAGEM 

 

Consternados soubemos do falecimento do Professor Marco Antônio Carvalho Pereira, da Escola de Engenharia de Lorena da USP. Um grande mestre, cuja presença iluminava os corredores da Escola com seu espírito empreendedor e inovador, sempre disposto a estender a mão para ajudar.

 

Professor Marquinho era um amigo leal, uma pessoa íntegra, cuja seriedade e meticulosidade eram evidentes em todas as suas ações. Sua didática em sala de aula era exemplar, e sua paciência com os alunos, uma fonte constante de inspiração. Ele tinha o dom de articular ideias e promover inovações, transformando a Escola e trazendo à vida projetos grandiosos, como o curso de Engenharia de Produção, entre muitos outros.

 

Em sua jornada, Professor Marquinho encaminhou centenas de pessoas para a vida, não apenas por meio de suas aulas e conselhos, mas também com seu exemplo de dedicação e sacrifício. Enfrentando nos últimos anos uma grave enfermidade que, aos poucos, lhe tirou os movimentos, ele até nisso demonstrou sua abnegação e, mesmo em seu momento de maior sofrimento, se sacrificou por todos nós, preparando-nos para sua despedida com a mesma didática e cuidado que teve ao longo de toda sua vida.

 

Sua energia e jovialidade eram contagiantes, e uma perda repentina seria um choque para todos. Por isso, de maneira sábia e gentil, resignado, nos preparou para que pudéssemos receber sua partida com a mesma suavidade com que ele viveu. Sua despedida foi uma lição final de amor, coragem e dignidade.

 

Segue em paz, nosso grande amigo e mestre. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia, e que sua luz continue a brilhar em nossos corações, guiando-nos e inspirando-nos a cada passo. Sua memória será eternamente preservada em cada canto da nossa Escola, em cada sorriso de gratidão de um aluno, e em cada inovação que trouxermos ao mundo, inspirados por seu legado.

 

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO