Pular para o conteúdo principal

No Anfiteatro recém inaugurado, EEL realiza sua primeira Colação de Grau presencial pós-pandemia

Por Simone Colombo

Na última sexta-feira, 24/03, aconteceu a cerimônia de Colação de Grau dos formandos do 2º Semestre de 2022 da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A solenidade foi realizada no Anfiteatro da Unidade, inaugurada pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, em novembro passado, e foi conduzida pelo mestre de cerimônia, o servidor Luis Gustavo Santos Correard.

Nos termos do Regimento Geral da Universidade de São Paulo, o Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, Diretor da EEL, abriu a sessão solene de colação de grau dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física, Engenharia Industrial Química e Engenharia Química. 

O juramento da profissão de Engenheiro foi conduzido pela formanda Isabela Cardia Morais.

Profa. Dra. Elisângela Moraes. Formatura 2023

 

Depois que os certificados foram entregues aos formandos pelos Paraninfos de cada curso, a Patronesse das turmas, Profa. Dra. Elisângela de Jesus Cândido Moraes falou aos presentes. A docente agradeceu a homenagem dos alunos que a escolheram como Patronesse das turmas e paraninfa dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Industrial Química. “Fazer parte desse momento é uma grande honra porque a EEL é a extensão da minha casa e eu tenho certeza que é da casa de vocês também, e não é porque vocês estão finalizando o curso hoje que isso não vai permanecer”. A patronesse contou aos presentes sobre os avanços na área da neurociência que descobriu que o processo de aprendizagem está intimamente ligado às emoções e afirmou e que não há como uma pessoa se tornar conhecedora de um determinado assunto sem ter, em algum momento, se apaixonado por ele. “Dito isto, se todos vocês estão aqui nesta noite recebendo o titulo de engenheiro e engenheira, eu tenho certeza de que em alguns momentos do curso vocês se emocionaram e isso fez com que vocês aprendessem.” Aos engenheiros recém-formados ela pediu: “Deixem se emocionar todos os dias, por mais difícil que isso possa parecer. Transbordem essa emoção para que as pessoas da sua equipe percebam a sua liderança. Só assim que uma equipe consegue aprender e ter resultados”.

formandos 2023

 

Na sequencia a oradora da turma, a Engenheira Ana Beatriz Otaviano Prado Galhano falou em nome de todos os formandos lembrando-se de momentos marcantes da trajetória de todos durante os últimos anos na EEL e em Lorena.

Como em todos os anos, os alunos da EEL que têm destaque em seu desempenho acadêmico receberam o Prêmio de Honra ao Mérito. Sendo eles dos referidos cursos de: Engenharia de Produção: o Engenheiro Matheus Frederico Neto; Engenharia Física: o Engenheiro Matheus de Mendonça Chitan e Engenharia Química: o Engenheiro Gabriel da Silva Motta.

A engenheira Nayla Zilio Coelho fez uma homenagem aos pais e o engenheiro João Gabriel Barbosa prestou homenagem aos mestres e funcionários. Em seguida os recém-formados prestaram suas homenagens aos Paraninfos e Paraninfas das turmas e também ao servidor Luiz Gustavo dos Santos Correard.

Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior - Vice-diretor EEL

O vice-diretor da Unidade, Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, revelou aos presentes que é uma grande satisfação participar de uma etapa tão importante da vida dos formandos. Lembrou que a EEL e a USP mesmo diante da pandemia, não pararam, por nem um dia, as suas atividades. Prof. Durval afirmou que esse episódio serviu para todos como um grande período de adaptação e aprendizagem. Ele destacou: “Valorizamos agora muito mais o contato presencial, agora em novos patamares, o trabalho transparente e honesto. E assim chegamos até aqui”. Ele acrescenta “Esta Diretoria tem tomado muitas decisões para fortalecer cada vez mais a EEL, tanto em sua infraestrutura quanto nas suas áreas acadêmicas, científicas e administrativas”. Encerrando sua fala deixou a seguinte mensagem: “Sempre se lembrem de que vocês foram formados por uma das melhores unidades da USP, a EEL”.  Ele destacou que a USP figura como a melhor Universidade Ibero-Americana e sempre está entre as melhores do mundo em diversos rankings. Isso traz benefícios aos seus egressos, mas também traz grandes responsabilidades. “Esperamos que vocês desempenhem suas atividades profissionais com forte senso ético, grande responsabilidade social e ambiental. Que suas vidas profissionais sejam de muito sucesso. Voltem sempre que precisarem”. O vice-diretor finalizou dizendo: “Com certeza quando retornarem à EEL vocês notarão grandes mudanças. Uma delas vocês já estão usufruindo hoje: a primeira Colação de Grau presencial da Graduação que fazemos neste Anfiteatro.”

formandos 2023

 

Encerrando a solenidade, tomou a palavra o Presidente da Sessão Solene, o Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, Diretor da EEL que afirmou que a Escola está, neste momento, entregando para a sociedade jovens capacitados e qualificados para causar a transformação de que o mundo tanto necessita. Prof. Silvio destacou que o mundo de hoje não é o mesmo de quando estes jovens ingressaram na Universidade, visto que, muita coisa mudou com o triste advento da pandemia. No entanto, observou que a pandemia apesar das dores causadas, promoveu uma aceleração nos campos sociais, econômicos e tecnológicos que imprimirão um novo olhar para humanidade. “O mundo de bots, da impressão 3D, do 5G, da internet das coisas, da inteligência artificial, etc. Um mundo que exige competências e habilidades diversas. Nós da EEL oferecemos a vocês o que pudemos em termos de habilidades para ingressarem neste mercado mutante. Sejam confiantes!” O Diretor da EEL frisou que a diversidade confere riquezas e complementaridade. “Rogo que vocês sejam engenheiros éticos, profissionais sempre pautados pela justiça, pela inclusão e atuantes em favor dos menos favorecidos. Parabenizo a todos, certo de que vocês estão preparados para brilhar em seus novos destinos”.

Foto: Prof. Dr. Silvio Silverio. Formatura 2023