\"Mamutes na Ciência\" e a física moderna na EEL. O Prof. Daniel Guariento (IFUSP) discutirá o tema

“MAMUTES NA CIÊNCIA” DISCUTE A FÍSICA MODERNA NA EEL/USP

O colóquio será apresentado pelo pesquisador do Instituto de Física da USP, Professor Doutor Daniel Guariento

Um dos pilares da física moderna, a teoria da Relatividade (especial e geral) revolucionou a nossa forma de encarar o espaço e o tempo, agora não mais espectadores fixos dos fenômenos físicos, mas entidades que podem interagir com a matéria e a energia e ser afetadas por elas. É o que vai ser apresentado no Seminário “MAMUTES NA CIÊNCIA”: Buracos negros, cosmologia e matéria escura.

Neste seminário serão apresentadas algumas das ideias centrais por trás dessa teoria e mostradas algumas das suas consequências imediatas e menos intuitivas: os buracos negros. Os objetos, que não eram previstos pela gravitação Newtoniana, desafiam a intuição dos cientistas e os desafiam a encarar a realidade com novos olhos.

Outra consequência fundamental da relatividade é a formulação moderna da cosmologia, uma área do conhecimento em pleno progresso e também com muitas questões não respondidas, que apontam as fronteiras do nosso entendimento do espaço-tempo e podem nos indicar o próximo passo. Essas e outras novidades do mundo científico serão discutidas no Seminário “MAMUTES DA CIÊNCIA” que acontecerá no auditório do Centro de informática a Escola de Engenharia de Lorena, às 18h do dia 13 de abril.

O colóquio será apresentado pelo Professor Doutor Daniel Carrasco Guariento pesquisador do Instituto de Física da USP e membro do Perimeter Institute; um dos principais centros de investigação científica, formação e divulgação educacional em física teórica fundamental.

O “MAMUTE NA CIÊNCIA” é uma série de colóquios, abertos ao público geral, mas especialmente dedicados aos estudantes da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. É organizado por docentes do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (DEBAS). Seu objetivo é apresentar temas da pesquisa científica de uma forma acessível e coloquial, discutindo seus métodos, resultados e aplicações. O Seminário é aberto a qualquer pessoa.

Seminário “Mamutes na Ciência. “

Data: 13/4
Local: Auditório do pólo
Título: Buracos negros, cosmologia e matéria escura