Internacionalização: Acordo Acadêmico estabelece Cooperação Internacional entre a Faculdad Regional Concepción del Uruguay e a EEL

Internacionalização:  Acordo Acadêmico estabelece Cooperação Internacional entre a Faculdad Regional Concepción del Uruguay (FRCU/UTN) e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP)

No dia 09/10, aconteceu a cerimônia virtual que oficializa o Acordo Acadêmico de Cooperação Internacional entre a Faculdad Regional Concepción del Uruguay (FRCU) da Universidad Tecnológica Nacional (UTN) e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP).

Participaram da cerimônia, o Decano (Diretor): Prof. Esp. Ing. Martin E. Herlax (UTN);  o Vice-Decano: Prof. Mg. Daniel Hegglin (UTN); o Coordenador do Convênio por parte da UTN: Prof. Dr. Leandro Lepratte entre outras autoridades. Representando a EEL esteve presente o Prof. Silvio Silverio da Silva (Diretor); o Prof. Herlandí Andrade (Coordenador do Convênio por parte da USP) e os Professores da EEL: Profa. Elisângela Moraes, Prof. Estaner Romão, Profa. Maria das Graças de Almeida Felipe, Prof. Antonio Iacono e Prof. Humberto Felipe da Silva e o Secretario da CRInt (Comissão de Relações Internacionais da EEL), o servidor Divanildo de Souza.

O acordo firmado entre as duas Universidades prevê o desenvolvimento de pesquisas, de atividades acadêmicas (graduação e pós-graduação), intercâmbio estudantil e troca de conhecimentos entre as Instituições envolvidas conta, o Prof. Leandro Lepratte (UNT).

O Professor Herlandí (EEL) salientou que as duas Universidades têm como foco o ensino de engenharia e isso favorece a transmissão de conhecimento científico e tecnológico entre os países envolvidos. O professor da EEL lembrou que já existe um projeto de pesquisa em andamento entre docentes das duas Universidades chamado “Technology transfer in innovation and entrepreneurship ecosystems in Latin America” e que este projeto conta com a participação de pesquisadores de universidades de outros países como: Bolívia, Chile, México e Uruguai. Segundo ele, esses laços acabaram favorecendo a criação do convênio entre a EEL/USP e a FRCU/UNT. No Brasil o Projeto tem a participação dos professores Fabrício Maciel Gomes (EEL), Antonio Iacono (EEL), Celso da Costa Carrer (FZEA) e é liderado pelo Prof. Herlandí (EEL).

O Decano da UTN, Prof. Martin E. Herlax ressaltou que o convênio será muito frutífero para as Unidades envolvidas trazendo um enriquecimento aos seus estudantes.  O Diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio salientou que a USP é uma Instituição de ensino muito importante que busca sempre a excelência, no ensino, na pesquisa e na internacionalização e que este convênio irá incrementar e fortalecer ainda mais a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores.

No final da cerimônia foi anunciado pelo Prof. Herlandí Andrade que a EEL disponibilizará 3 vagas de Intercâmbio para alunos de graduação da UTN. O Prof. Dr. Leandro Lepratte também informou que disponibilizará 3 vagas para alunos da EEL a fim de dar início à mobilidade acadêmica entre alunos de graduação dos dois países.

A notícia do Acordo de Cooperação Internacional entre a Faculdad Regional Concepción del Uruguay e a Escola de Engenharia de Lorena da USP foi publicada no site da FRCU/UTN: https://www.frcu.utn.edu.ar/index.php/vida-educativa/noticias/110-frcu-firmo-un-acuerdo-internacional-con-la-universidad-de-san-pablo-brasil e foi destaque nos jornal “La Calle”um dos principais Jornais da Região: https://lacalle.com.ar/utn-firmo-un-acuerdo-internacional-con-la-universidad-de-san-pablo-brasil/

A cerimônia pode ser vista no Canal da EEL no YouTube ou direto pelo link: