Interdisciplinaridade: Projetos Especiais em Gestão da Inovação procura alunos de qualquer curso de graduação da USP.
Os objetivos programáticos da disciplina incluem integração com empresas de grande porte, por meio da busca por soluções para problemas reais propostos e pela organização empresarial.
Um dos grandes desafios que as universidades se defrontam atualmente é o de adequar os sistemas de ensino às demandas, habilidades, competências e características que se apontam como necessárias aos engenheiros que vão atuar no mundo do pós-pandemia. A crise causada pela pandemia criou impactos que alteraram o desempenho da maioria das empresas de forma negativa, reduzindo bruscamente o faturamento dos modelos de negócios vigentes. Visando contribuir para este desafio e dando continuidade ao Consórcio criado entre as unidades de engenharia da Universidade envolvendo a Escola de Engenharia de Lorena - EEL, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC e a Escola Politécnica - Poli, denominado “Integrando as Engenharias USP para a Excelência no Ensino” será oferecida novamente este primeiro semestre a disciplina “8800014 - Projetos Especiais em Gestão da Inovação”. Esta disciplina será realizada mais uma vez em parceria com a Procter & Gamble (P&G). Nesta versão a disciplina, com 80 vagas, será aberta a todos os alunos de graduação da USP, na proporção de 70% das vagas destinadas a alunos dos cursos de engenharia e 30% destinada a alunos de outros cursos de graduação, visando estimular a interdisciplinaridade.
Esta disciplina visa oferecer um ensino de excelência e preparar os alunos para os grandes desafios da inovação na engenharia. Neste sentido é que buscando uma nova abordagem no desenvolvimento de competências que se pretende integrar estudantes e docentes, cursos e unidades de uma forma mais intensa, independentemente do campus, explorando a aprendizagem social. Os objetivos programáticos da disciplina incluem integração com empresas de grande porte, por meio da busca por soluções para problemas reais propostos e pela organização empresarial. No formato desenvolvido para a disciplina, professores e lideranças da empresa compartilham as atividades a serem realizadas pelos alunos de forma interativa. Além de trazer e apresentar os problemas organizacionais, a empresa contribui com a participação de pessoal com posições gerenciais e de liderança que mentorizam os times de alunos e discutem com toda a turma juntamente com os professores os problemas propostos sob a ótica do mercado e da empresa. Observa-se que este tipo de disciplina contribui para o desenvolvimento da cultura colaborativa e se foca em temas especificamente para a inovação e a engenharia. Os temas a serem desenvolvidos atendem às demandas prementes, desafios atuais, importantes e de impacto significativo na vida profissional e pessoal dos estudantes. Neste sentido, a cooperação para o oferecimento compartilhado desta disciplina de inovação e engenharia se desenvolve sobre casos reais potencialmente de grande impacto no desenvolvimento de competências importantes para oferecer uma formação de excelência ao estudantes de engenharia e alunos de outros cursos. Esta é uma ótima oportunidade para desenvolver diferentes skills e habilidades importantes para a vida profissional ao mesmo tempo em que o aluno se desenvolve na gestão da inovação.
Ainda há vagas para alunos da USP, menos para alunos da EEL (limite preenchido).
Os interessados em realizar esta disciplina optativa, que não é oferecida no Jupiter, podem fazer suas inscrições até o dia 10 de março pelo Google Forms no endereço https://forms.gle/vY22XkZPqzeomWL9A.
Serão selecionados os 70% dos alunos de cursos de engenharia e 30% de outros cursos, pela ordem de inscrição. Em casos de desistência serão convidados os excedentes obedecendo a ordem de inscrição.
Serão asseguradas um mínimo de 10 vagas para cada uma das escolas, EESC, EEL e Poli.
Após o processo de seleção a turma será incorporada ao Júpiter.