Engenharia de Produção: Aluno da EEL é eleito representante da ABEPRO Jovem SP

Simone Colombo

O estudante Guilherme Alves de Oliveira, do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP foi eleito como o novo representante estadual de São Paulo da ABEPRO Jovem (Associação Brasileira de Engenharia de Produção).

De acordo com o Diretor Sudeste e Relações Públicas da ABEPRO, Adriel França, Guilherme assumirá um papel crucial na representação do Estado de São Paulo, contribuindo para a promoção da Engenharia de Produção no Brasil por meio de atividades que incentivam a interação entre alunos e universidades, além da análise de questões relevantes do mercado e o compartilhamento de experiências enriquecedoras. “Acreditamos que a história de Guilherme e seu compromisso com a engenharia de produção são notáveis (...). Sua eleição não é apenas um feito pessoal, mas também um testemunho do ambiente acadêmico estimulante e do suporte excepcional oferecido pela EEL/USP aos seus alunos”, comenta. Guilherme concorreu a vaga com outros 80 candidatos de diversas instituições.

O aluno conta que recebeu a notícia com uma mistura de orgulho e surpresa que marca uma virada em sua jornada acadêmica e pessoal. “Honestamente, não imaginava que seria o escolhido devido à competição acirrada e ao elevado calibre dos demais candidatos. Quando solicitei a carta de indicação aos professores, estava consciente do desafio que enfrentava, mas também confiante no suporte e na preparação que recebi”. Para Guilherme, a EEL/USP desempenhou um papel fundamental nesta conquista. “A instituição não apenas forneceu uma sólida base teórica e prática em engenharia de produção, mas também fomentou um ambiente onde a inovação, a pesquisa e a colaboração são altamente incentivadas”, destaca o estudante.

Na ABEPRO Guilherme pretende focar na valorização e no desenvolvimento da engenharia de produção no estado, promovendo a integração entre estudantes, profissionais e instituições de ensino. “Estou ansioso para trabalhar em projetos que não apenas aumentem a visibilidade da ABEPRO Jovem, mas também forneçam oportunidades reais de crescimento e aprendizado para os estudantes”, revela.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEL, Professor Fabrício Maciel Gomes e o vice-coordenador, Prof. José Eduardo Holler Branco dizem que receberam com orgulho a notícia. Para eles tal fato demonstra o quanto o corpo discente da Engenharia de Produção da EEL apresenta uma qualificação diferenciada. Eles contam que os alunos de Engenharia de Produção da EEL, desde o primeiro semestre do curso, são incentivados a participar de entidades de classe, e tais participações impactam de maneira positiva em sua formação, gerando um futuro profissional mais preparado para superar os desafios.  Segundo os coordenadores, Guilherme demonstra notável capacidade de liderança, e eles têm plena confiança de que a Engenharia de Produção da EEL estará representada de maneira exemplar junto à ABEPRO. Para os professores essa conquista é um testemunho tangível do propósito do Curso de Engenharia de Produção da EEL-USP em oferecer uma formação de qualidade aos engenheiros.