Pular para o conteúdo principal

EEL recebe a Profa. Miriam Debieux Rosa, Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento da USP

Por Simone Colombo

 

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP recebeu na manhã de 28 de novembro, a Profa. Miriam Debieux Rosa, Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e o Prof. Rodrigo Ratier, assessor de gabinete da PRIP. A visita se apresenta como uma extensão do Programa Reitoria no Campus, ocorrido na EEL no dia 11 de outubro, visto que, na ocasião, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento estava em outro evento Institucional.

 

Os visitantes se reuniram com o Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL, o Prof. Silvio Silverio da Silva, Vice-diretor, e a Profa. Maria Auxiliadora Motta Barreto, Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da EEL, junto aos representantes discentes, docentes e servidores técnicos e administrativos no Auditório Principal da Unidade.

Profa. Maria Auxiliadora; Prof. Silvio Silverio da Silva, Prof. Durval Rodrigues Junior; Profa. Miriam Debieux e Prof. Rodrigo Ratier

Após a abertura do evento com as boas-vindas apresentadas pela Profa. Maria Auxiliadora, o Prof. Durval Rodrigues Junior, conduzindo a reunião, destacando pontos que foram encaminhados à PRIP pela comunidade por ocasião da Reitoria no Campus. Foram apresentadas questões sobre a garantia da PRIP para que direitos institucionais para PCDs (pessoas com deficiência) sejam preservados na Unidade. A Profa. Miriam Debieux explicou aos presentes que é um grande desafio para a Universidade sanar de imediato todos os problemas relacionados à adequação dos espaços físicos das Unidades e atender a todas as necessidades prontamente. Segundo a Pró-Reitora Adjunta, cada Unidade deve identificar, planejar e procurar executar as adequações necessárias a cada caso, com interveniência da SEF. “Essa ação envolve vários setores, Reitoria, Direção, Prefeitura e CG que devem se reunir para identificar e encontrar a solução mais rápida possível para planejar e sanar o necessário para dar suporte para o PCD”. Segundo o Diretor da EEL, isso já está sendo feito pela Unidade, em contato direto com a SEF-USP, e através de propostas de encaminhamento e soluções apresentadas aos envolvidos.

 

A segunda e a terceira questão vieram dos estudantes. Eles destacaram a necessidade de adaptação de materiais didáticos para PCDs e a adequação de espaços comuns.  A Profa. Miriam Debieux lembrou que a PRIP disponibiliza editais duas vezes ao ano (fevereiro e agosto) para aquisição e projetos de adequações para esse fim.

 

Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL e a Profa. Miriam Debieux Rosa, Pró-reitora Adjunta de Inclusão e pertencimento

 

A Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento afirmou ainda que políticas de diversidade e de inclusão estão diretamente ligadas às políticas de pertencimento e que a PRIP está trabalhando insistentemente para encontrar a melhor forma de mitigar o quanto antes todas as necessidades das PCDs.

 

Pontos como assédio moral também foram apresentados e foi reiterado pela Pró-Reitora Adjunta que mudanças precisam acontecer e estão acontecendo para proporcionar a preservação e a promoção da saúde mental de todos os servidores e de um ambiente institucional também saudável.

 

Ao final, o Diretor da EEL reforçou aos presentes que a PRIP é uma pasta criada recentemente que tem trabalhando fortemente, desde sua criação (2022), para identificar e implantar, da melhor forma e o mais rápido possível, todas as políticas afirmativas e de permanência essenciais para uma Universidade pública plural, diversa e equânime como a USP.