Pular para o conteúdo principal

EEL: E 2022 como fica? Alunos tiram dúvidas sobre o próximo ano letivo

Em um bate papo entre alunos, coordenadores de cursos e Comissão de graduação, alunos da EEL tiram dúvidas sobre o próximo ano letivo.

 

Por Simone Colombo

 

Diante da pandemia que assola o mundo desde o início de 2020 e a proximidade com o final do ano, muitas incertezas referentes ao ano letivo que se aproxima incomodam os alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. Visando sanar estas dúvidas e tranquilizar os estudantes, a Comissão de Graduação (CG) da EEL promoveu, na última quinta-feira, 21/10, um bate papo ao vivo com os discentes de graduação da Unidade. O encontro virtual foi realizado pelo Canal da EEL no YouTube.

 

Participaram do encontro, a Presidente da CG, Profa. Elisangela Moraes, o Vice Presidente da CG e coordenador do Ciclo Básico, Prof. Juan Zapata, os coordenadores de curso: Prof. Robson Rocha (EA); Prof. Valdeir Arantes (EB); Profa. Maria Ismenia Sodero Toledo (EM); Prof. Luiz Tadeu Eleno (EF); Profa. Simone Medeiros (EQ) e Prof. Herlandi Andrade (EP). O aluno João Paulo Silva Spechotto, representante dos discentes, reuniu as principais questões levantadas pelos estudantes e as apresentou aos professores que puderam responde-las aos presentes:

 

- Retorno das aulas presenciais: As aulas presenciais retornam no dia 14 de março de 2022 para todos os alunos da EEL/USP.

 

- Aulas experimentais em Janeiro: Ainda não há confirmação de que haverá na EEL reposição das aulas experimentais do 2º semestre de 2021 em janeiro de 2022, os alunos receberão, no início de novembro esta confirmação;

 

- As aulas em 2022: A USP não oferecerá aulas híbridas e não haverá rodízio. Está sendo estudada a melhor forma de distribuir os alunos em salas de aulas e turmas (menores) que atendam os critérios sanitários exigidos no momento.

 

- Redução de vagas: Não houve redução de vagas. Houve redução do número de alunos por turma e uma redistribuição destas disciplinas, que inclusive aumentaram, a fim de atender o período ideal de cada curso;

 

- Prioridade do preenchimento de vagas: Nenhum aluno do período ideal ficará sem vaga. A preferência é deles.  Alunos que quiserem adiantar a matéria ou estão atrasados ficarão só conseguirão ingressar na turma caso haja vaga remanescente após acomodar os alunos de período ideal;

 

- Interação de Matrícula: É de suma importância que o aluno participe da 1ª interação de matrícula visto que a prioridade de preenchimento da vaga é do aluno que está no período ideal de seu curso que tenha priorizado essa vaga desde a 1ª interação;

 

- Comprovante de Vacinação: Comprovantes de vacinação contra a Covid deverão ser apresentados. No entanto, ainda não está definido de que forma serão apresentados, mas provavelmente isso será feito de forma digital, seja feito por meio de um upload no Júpiter ou em outro sistema criado para essa finalidade. Lembrando que essa informação será sigilosa e irá respeitar a privacidade de todos;

 

- Distanciamento: Para 2022 todas as ações e ocupações dos espaços físicos da EEL: Salas de aula, laboratórios, biblioteca e RU, estão sendo pensadas com base na exigência do distanciamento físico necessário devido à pandemia, caso ainda seja necessário esse distanciamento.

 

- E-mail Institucional: A Profa. Elisângela Moraes ressaltou que é imprescindível que os alunos consultem diariamente o e-mail Institucional, que é a única forma de comunicação oficial da EEL com o corpo discente. Qualquer mudança ou alteração que afete a vida a acadêmica dos alunos será comunicada por e-mail.

 

- Dúvidas: Os alunos da EEL contam o seu representante, o aluno João Paulo, para intermediar a conversa entre corpo discente, os coordenadores de curso e a Comissão de graduação da EEL. No entanto, no final do Bate Papo tanto os coordenadores dos cursos da EEL, quanto a CG deixaram claro que estão à disposição dos alunos para responder diretamente a quaisquer dúvidas.  Também foi lembrado que os canais de comunicação da EEL estão a disposição dos alunos.

 

O encontro está disponível na íntegra no Canal da EEL no YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=XN8CfFRp7ik