Comissão eleitoral divulga resultado da eleição da nova Reitoria da USP. Prof. Silvio Silvério participou do processo.
Foi divulgado na noite de ontem, 25/11, pela Comissão eleitoral o resultado da eleição realizada, no mesmo dia, para escolha dos novos Reitor e Vice-Reitora da USP. O anúncio foi feito pelo Presidente da Comissão Eleitoral e Diretor da Faculdade de Direito, Floriano Peixoto de Azevedo Marques junto ao secretário geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira.
Estavam presentes na ocasião do anúncio representantes da Chapas inscritas, membros da Comissão eleitoral e o Prof. Vahan Agopyan, atual Reitor da Universidade.
O Presidente da Comissão eleitoral agradeceu a todos que se envolveram no processo, particularmente a equipe da Secretaria Geral, na pessoa do Prof. Pedro Vitoriano e à equipe da STI em nome do Professor João Eduardo Ferreira (JEF).
A eleição aconteceu de forma 100% virtual, das 9h às 18h, utilizando o Sistema Helios Voting e foi acompanhada por uma comissão de observadores externos, nomeada pela Comissão Eleitoral composta pelos professores Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Sandro Rigo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Ney Lemke, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); e, como suplente, Geraldo Sorte, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A comissão externa pode acompanhar não só o processo eleitoral e as auditagens prévias do sistema, como ao logo do dia da eleição, acompanhar, de forma on-line, o sistema de votação afiançando que o processo aconteceu com total lisura.
O colégio eleitoral da USP é composto por 2121 membros (Sendo: 1799 docentes, 210 discentes e 86 servidores técnicos administrativos e 26 representantes de unidades externas a Universidade da sociedade civil) dos quais, 2002 registraram seus votos (94% do Quorum). Fazem parte do Colégio eleitoral membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados. Cada eleitor poderia votar em até duas chapas.
Toda Comissão Eleitoral, esteve presente na Secretaria Geral, no dia da votação, de onde acompanhou todo fechamento da eleição. Ao longo do processo, a Comissão atuou desde a regulamentação do pleito até a votação on-line e o fechamento da eleição, quando acompanharam de perto todo andamento da votação e contagem de votos.
O Professor Silvio Silverio da Silva, Diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) foi um dos designados pela Reitoria para compor a comissão eleitoral. A comissão é presidida pelo diretor da Faculdade de Direito (FD), Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto; tem como vice-presidente o diretor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Júlio Cerca Serrão; e é composta pelos professores Brasilina Passarelli, da Escola de Comunicações e Artes (ECA); Edson Cezar Wendland, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Flávio Luiz Yarshell, da Faculdade de Direito (FD); Maria Helena Palucci Marziale, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP); e Silvio Silvério da Silva, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL).
A chapa USP Viva, composta pelos professores Carlos Gilberto Carlotti Junior, como Reitor e Maria Arminda de Nascimento Arruda, como Vice-reitora foi eleita com 1.156 votos. A chapa Somos Todos USP composta pelos professores Antonio Carlos Hernandes (Candidato a Reitor) e Maria Aparecida de Andrade Machado Moreira (candidata a Vice-Reitora) recebeu 795 votos. Os votos em branco totalizaram 1.915 e, os nulos, 69.
A lista com o nome dos membros das duas chapas será encaminhada ao governador João Doria que fará oficialmente a nomeação do Dirigente máximo da Universidade.
Com informações do Jornal da USP
_ _ _
Assista o comunicado em: https://youtu.be/k09KpCLnzzo