Comissão de Relações Internacionais da EEL se reúne para falar sobre a internacionalização

No dia 16 de junho de 2023, houve a 1ª reunião da Comissão de Relações Internacionais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A reunião foi convocada pelo Presidente da Comissão e Diretor da EEL, o Prof. Silvio Silverio da Silva. Estavam presentes os Professores Durval Rodrigues Junior (vice- presidente da Comissão e vice-diretor da EEL); o Prof. Anuj Kumar; a Profª. Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno; Prof. Gilberto Carvalho Coelho e o Prof. Messias Borges Silva.

O Presidente da CRInt, Prof. Silvio Silverio, iniciou a reunião ressaltando a importância da internacionalização para a ascensão da EEL nos rankings internacionais da USP reforçando que o envolvimento e o engajamento da CRInt  é essencial para essa conquista.

O Prof. Silvio Silverio também contou aos presentes sobre sua visita à Escola Politécnica – POLI/USP, ocasião em que se reuniu com o Prof. Fernando Josepetti Fonseca, Vice-Presidente da CRInt daquela Unidade e com o Prof. Reinaldo Giudici, Diretor da POLI/USP. Na ocasião, Prof. Fernando se dispôs a fazer uma visita a EEL para falar sobre convênios regulares e do duplo diploma. O presidente da CRint da EEL, também comentou sobre as dificuldades existentes quanto aos registros dos dados de alunos de graduação, pós-graduação, docentes da EEL e docentes estrangeiros, segundo ele, ocorridas devido a falta de comunicação entre a CRInt e as Comissões Estatutárias da EEL: CG, CPq, CPG e as secretarias dos departamentos da Unidade. A participação da CRInt nos Workshops I e II realizados pela AUCANI nos dias  12 de abril e 14 de junho de 2023 foi mencionada.

Em seguida, o vice-presidente da CRInt, Prof. Durval, falou aos membros sobre o 1º encontro da série de workshops online a serem oferecidos em parceria com o Technion – Israel Institute of Technology, em 28 de junho, ressaltando a importância da participação da CRInt-EEL nestes eventos realizados com instituições estrangeiras a fim de criar convênios acadêmicos e disciplinas para receber alunos estrangeiros.