3° Experimento Global do Clube de Ciências da USP. Inscrições abertas

O clube de ciências da USP irá realizar um desafio pedagógico investigativo relacionado ao movimento do planeta Terra e do Sol. O evento é destinado a qualquer professor ou time de professores do ensino fundamental e médio que se disponham desafiar seus alunos a descobrirem formato do Planeta Terra por meio da experimentação sobre o movimento relativo entre a Terra e Sol.

As atividades acontecerão entre 20 e 24 de setembro de 2023, com ênfase no dia 22, das 9 às 15h, dia do equinócio de primavera no hemisfério sul.

O experimento é voltado para estudantes dos 8º e 9º ano do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, professores e alunos de graduação de áreas correlatas às Ciências Exatas.

Os participantes poderão conhecer como é possível a orientação visual por meio do movimento do Sol e de suas sombras; como funcionam as bússolas; o que é equinócio; como são determinadas as estações do ano; o que é fuso horário; o experimento de Eratóstenes e a determinação do raio da Terra entre outros.

Equipes de professores também podem participar do experimento.

As inscrições estão abertas até o dia 1 de agosto pelo link: Inscrições 3º Experimento Global Clube de Ciências USP

Aos professores participantes serão oferecidos minicursos nos dias: 8 e 15 agosto - Ensino fundamental, e nos dias 9 e 16 de agosto para os professores do Ensino Médio.

Para dúvidas, envie e-mail para clubedecienciasusp@gmail.com