XXXIII Simpósio do Instituto de Estudos Valeparaibanos

Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental.

O XXXIII Simpósio do Instituto de Estudos Valeparaibanos, será realizado nos dias 22 a 26 de agosto tem como tema “Caminhos e Meio Ambiente no Vale do Paraíba” em parceria com o Curso de Engenharia Ambiental e o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena – EEL-USP.

Em quatro dias serão oferecidas palestras de interesse para o tema, realizadas em sua maioria por cientistas envolvidos na temática, como também sessões de apresentações de trabalhos de formato oral ou posters. Além do caráter científico que está se imprimindo ao evento, o Simpósio contará também com apresentações de trabalhos de memorialistas.

O Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma entidade criada em 30 de junho de 1973, por um grupo de intelectuais da região, com a finalidade de “centralizar os estudos e pesquisas sobre a Região Valeparaibana, congregar os estudiosos e pesquisadores, manter uma biblioteca, arquivo, filmoteca, hemeroteca e mapoteca e promover simpósios, congressos, seminários, cursos, pesquisas e outras promoções relacionadas com o Vale do Paraíba”.

Tradicionalmente o Instituto realiza um Simpósio em que são discutidos temas relativos ao Vale, sua história, meio ambiente e outros temas de interesse.

Este ano o IEV completa 50 anos e, portanto, o Simpósio terá uma singularidade especial e será realizado em parceria com o Curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena – EEL, Unidade da USP e com o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental.

O Comitê Científico do Simpósio é composto por professores e pesquisadores das principais instituições com interesse nos tema do evento, podendo ser destacados USP, INPE, CEMADEN, UNESP, UNIFATEA, entre outros.

A palestra de abertura "A contribuição das Instituições de ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba à sustentabilidade ambiental - pioneirismo e atuais" desafios com Dr. Márcio Nogueira Barbosa - Charmain at B2 Internacional Consulting, Ex Presidente do INPE, será realizada presencialmente no Auditório do Centro de Informática da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, às 19h e terá transmissão pelo YouTube.

As demais atividades do evento serão realizadas remotamente e transmitidas pelo YouTube no Canal do IEV: https://youtube.com/@IEV50anos

Confira a programação em: https://www.even3.com.br/xxxiii-simposio-do-instituto-de-estudos-valeparaibanos-312643

Informações: humberto.felipe@usp.br

De