XV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física e IX Semana de Engenharia Física

O curso de graduação em Engenharia Física é bastante novo no país. Na Universidade de São Paulo, o único curso de Engenharia Física foi criado na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, com primeira turma em 2012.

Como curso novo e inovador a divulgação e a discussão das atividades do Engenheiro Físico são de fundamental importância para a constante adequação do curso e para incorporar o futuro engenheiro no mercado profissional. Para isso, encontros e congressos são comuns no meio científico devido à possibilidade de divulgação de trabalhos e resultados pertinentes a determinada área do conhecimento humano. Sendo assim, foi criada a Semana de Engenharia Física (SEMEF) que hoje está em sua 9ª edição.  A SEMEF é uma Semana Acadêmica organizada pelos alunos do curso de Engenharia Física da EEL com apoio do Departamento de Engenharia de Materiais.

O Simpósio Brasileiro de Engenharia Física sempre teve como foco disseminar o conhecimento, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades humanas, dos aspectos políticos, econômicos e sociais do Brasil. O processo de desenvolvimento do país tem aumentado a necessidade de profissionais de engenharia. É crescente a demanda de mão-de-obra especializada nos diversos setores da atividade econômica, com destaque para a infraestrutura energética, de logística e infraestrutura social e urbana. A diversificação e sofisticação tecnológica da atividade econômica brasileira tem também feito crescer a demanda por profissionais de engenharia com sólida formação básica e versatilidade profissional. Este cenário se reproduz em todos os estados brasileiros devido ao processo de crescente industrialização.

Com a popularização do curso de Engenharia Física no Brasil e as mais diversas áreas de atuação profissional que a Engenharia Física proporciona, então conclui-se que aliar a SEMEF a um evento nacional como o Simpósio Brasileiro de Engenharia Física irá colaborar para elevar ainda mais a excelência acadêmica do curso da USP de Lorena.

As atividades serão híbridas: presenciais e remotas e contarão com renomados palestrantes internacionais e nacionais e diversos minicursos que podem ser acompanhados pelo Cronograma no site!

submissão de trabalhos e as suas pesquisas serão avaliadas por uma Comissão Técnica de excelência profissional e acadêmica.  As inscrições para submissão serão encerradas no dia 30/09.

O cronograma e mais informações na página do evento

Mais informações no site CAEF USPInstagram do C.A.E.F. (@CAEF.USP) e no Facebook (CAEF)!

_ _  _

Texto adaptado da página do evento e organização do SBEF e SEMEF

De

até