Minha história com a USP traz as memórias de quem constrói a Universidade

Nesse momento, professores, estudantes e funcionários que fazem ou fizeram parte da vida cotidiana da Universidade estão convidados a compartilhar um momento marcante das suas vidas relacionado à USP.

Texto: Hérika Dias - Jornal da USP

Agradecimento. Esse é o sentimento mais presente nas mensagens enviadas por professores, estudantes e funcionários que fazem ou fizeram parte da vida cotidiana da USP desde sua fundação.  A comunidade uspiana foi convidada a compartilhar suas lembranças em comemoração aos 90 anos da Universidade, completados no dia 25 de janeiro. Foram enviadas diversas fotos, textos e vídeos contando situações, histórias, agradecimentos, amores ou mesmo prestando homenagens à Universidade. Todo o conteúdo pode ser conferido na página Minha História com a USP, que vai ao ar hoje, 20 de maio.

Um dessas memórias é do professor José Antônio Alves Torrano, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Ele relembrou que na década de 1970 foi aluno de Literatura Latina da professora Zelia de Almeida Cardoso.

Anos depois, eles foram colegas no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, coordenado por Torrano durante dez anos. “Graças à presença prestativa da professora Zelia que, com avassaladora serenidade do olhar e com discreta ironia, quase imperceptível, me deu todo o auxílio e todos os conselhos necessários e eficazes para tirar o pé do pântano e levar a marcha em frente.”

A professora do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) Elisabeth Mateus Yoshimura escreveu para homenagear uma outra professora do IF: Emico Okuno, que se formou na USP e lecionou de 1961 a 2006. “Nesse período, [Emico Okuno] formou pesquisadores e deu grande contribuição à pesquisa nacional e internacional. Mas o que a torna uma pessoa mais notável é a contribuição ao ensino interdisciplinar de Física, com a escrita de livros didáticos de grande aceitação por estudantes da área de biológicas e para público leigo”, disse a professora Elisabeth.

Danton Porto, egresso da Escola de Comunicações e Artes (ECA) destacou que há quatro gerações sua família faz parte da história da USP. O bisavô, o avô, o pai e e ele estudaram na Universidade. Enquanto os dois primeiros fizeram Direito, seu pai fez Engenharia e ele, Publicidade e Propaganda. “A Universidade fez parte da nossa formação intelectual, profissional e ética. Com eles, aprendi a valorizar a importância do ensino público de qualidade.

Já o professor do Departamento de Engenharia Química e de Produção da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP Domingos Sávio Giordani expressou seu sentimento pela Universidade por meio de um poema chamado Gratidão. Um dos versos diz: “USP, és mãe, és farol, és porto seguro”.

(...)

Leia a notícia completa no Jornal da USP: “Minha história com a USP” traz as memórias de quem constrói a Universidade – Jornal da USP