“Um dia na USP”: EEL recebe estudantes para visita ao Campus
Por Thaís Degani Angerami
No dia 12 de setembro, a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) recebeu mais de 150 estudantes do ensino médio para uma visita imersiva ao Campus. A atividade fez parte da primeira edição do evento “Um Dia na USP”, realizado em todos os Campi da Universidade, como uma das ações da “USP e as Profissões” - a feira de profissões da instituição, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
O evento proporcionou aos estudantes de escolas de ensino médio, que estão em fase de escolha profissional, a oportunidade de conhecer melhor os cursos de graduação da Universidade, explorar as instalações acadêmicas e sentir um pouco da rotina da vida universitária.
Segundo a Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EEL USP, Profª Diovana Napoleão, “A importância da iniciativa está em aproximar a universidade da sociedade, despertando nos estudantes o interesse pela Ciência, pela cultura e pelo ensino superior. Ao vivenciarem essa experiência, os participantes podem ampliar seus horizontes, refletir sobre projetos de vida, identificar possíveis carreiras e compreender o papel transformador da educação pública de qualidade.”
Experiência completa na EEL-USP
Durante o evento, os estudantes puderam conhecer mais sobre os seis cursos de graduação em Engenharia oferecidos pela EEL, bem como as dependências da unidade de Lorena, as salas de aula, os laboratórios de ensino e de pesquisa, anfiteatro, auditórios, bibliotecas e restaurantes universitários.
Acompanhados por alunos de graduação da Escola, os estudantes puderam tirar dúvidas, interagir com a estrutura do Campus e entender, na prática, como é estudar na melhor universidade Ibero-Americana (América do Sul e Central, Caribe, Portugal e Espanha).
A EEL também recebeu alunos de diversas cidades da região, como Guaratinguetá e Canas, e de municípios mineiros, como Marmelópolis.
Confira como foi a visita ao campus Lorena
ABERTURA
Logo pela manhã, os estudantes foram recepcionados no Anfiteatro da Área I, onde receberam crachás personalizados e marca-páginas com informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela EEL.
A abertura oficial contou com uma apresentação institucional da Escola, seguida das boas-vindas da Vice-presidente da Comissão de Graduação, professora Elisângela Moraes, que explicou as formas de ingresso na USP. Em seguida, a professora Diovana Napoleão, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão, detalhou como seria a programação do dia. O Diretor da EEL, professor Durval Rodrigues Junior, prestigiou o evento e deu as boas-vindas aos visitantes, que podem se tornar futuros alunos da instituição, informando-os sobre os espaços físicos que seriam visitados, a infraestrutura disponível para ensino e as oportunidades que os alunos da EEL-USP têm durante seus cursos.
De acordo com o Prof. Durval, “Estas atividades de imersão na vida universitária são importantes para incentivar os futuros candidatos a participarem dos processos seletivos, acessando uma Universidade pública, gratuita e de alta qualidade. Os alunos têm acesso a ambientes bem preparados e a professores de alta competência, que os motivam a estudar e a se prepararem para a vida profissional futura”.
Para começar a visita com energia, os estudantes assistiram a uma apresentação da banda Polyphonia, formada por alunos do Colégio Técnico de Lorena (Cotel), mantido pela EEL-USP.
TOUR PELA ÁREA I DA EEL
Após a recepção, os alunos participaram de um tour completo pelas instalações da Área I da EEL. Eles visitaram prédios de ensino e pesquisa, áreas de convivência e lazer, além de diversos laboratórios, entre eles:
- Laboratório de Química Geral
- Laboratório de Ensino de Engenharia Bioquímica
- Laboratório Didático de Processos Ambientais
- Laboratório de Engenharia de Produção (Labcenge)
Além das visitas às instalações, também participaram de duas oficinas práticas: de Compostagem e de Óptica: A Lei de Snell.
O almoço foi servido no Restaurante Universitário, proporcionando aos visitantes a verdadeira imersão no dia-a-dia de um aluno da USP. Na sequência, assistiram à apresentação da bateria universitária, Mamuteria, e da equipe de líderes de torcida, BlueHell.
Área II e encerramento especial
No período da tarde, os alunos seguiram para a Área II do Campus, onde conheceram mais laboratórios e espaços de inovação, como:
- Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura
- Laboratório de Propriedades Mecânicas
- Laboratório Materialografia e Microscopia Ótica
- Laboratório de Processos de Fabricação e Espaço Maker
- Laboratório de Controle, Automação e Eletrônica Aplicada
Para encerrar o dia com chave de ouro, os visitantes assistiram ao tradicional Show de Ciências, com experimentos interativos e muita diversão.
Missão Cumprida
A EEL USP recebeu diversos depoimentos positivos sobre o evento “Um dia na USP”, reforçando que os objetivos de divulgar os cursos da universidade, aproximar a instituição da sociedade e incentivar o ingresso ao ensino superior foram atingidos com excelência.
Em nota, a ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva, escola participante do evento, comunicou que “através de muita alegria, informação, talento e conhecimento a escola [EEL USP] apresentou aos nossos alunos, inúmeras possibilidades de engajamento em uma das melhores escolas de engenharia do Vale do Paraíba e com isso, ressalta-se a importância de estudar e de sonhar com caminhos mais altos e de sucesso. Agradecemos todo esse acolhimento, e torcemos para que muitos de nossos alunos venham a ser grandes e prósperos em suas escolhas para o futuro”.
A Escola Estadual Albano de Oliveira, que deslocou os alunos da cidade de Marmelópolis, em Minas Gerais, para visitar o campus de Lorena, comentou, também em nota, que “os alunos classificaram que o contato direto com estudantes da USP foi muito enriquecedor, pois permitiu que tirassem dúvidas sobre o processo seletivo, bolsas, vida universitária e as possibilidades de atuação profissional após a graduação.”
Além disso, acrescentaram que “Para a Escola e professores a experiência foi transformadora pois os alunos estão em um momento decisivo de escolha de carreira. Muitos relataram que a visita aumentou sua motivação para prestar vestibular e ingressar na universidade.” Por fim, agradeceram à EEL por proporcionar um dia “especial e inspirador” aos estudantes. “Sem dúvida, foi uma vivência que marcou a trajetória escolar de cada um deles e contribuiu para ampliar seus horizontes.”, conclui a nota.
NÃO FIQUE DE FORA
A EEL USP está de portas abertas para a comunidade. Caso não tenha tido a oportunidade de acompanhar a visita à unidade, assista ao vídeo abaixo e confira tudo o que a USP Lorena tem a oferecer, além de detalhes sobre cada curso de engenharia oferecido pela Escola.