Pular para o conteúdo principal

EEL participará da elaboração do Programa Cidades Verdes Resilientes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Focado na arborização de cidades o Programa pretende minimizar os danos climáticos “Um dia histórico para os profissionais e simpatizantes do verde urbano” diz Prof. Maurício Lamano”

 

 

 

Os eventos climáticos extremos ameaçam cada vez mais as cidades brasileiras. Catástrofes como a que presenciamos recentemente no Sul do país têm se tornado mais frequentes e isso vulnerabiliza principalmente os mais pobres, que habitam as periferias das médias e grandes cidades do país.

 

Neste contexto, os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançaram no último dia 30 de julho, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados em Brasília-DF, a 1ª Oficina de Construção Participativa - Estratégia de Implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes. O programa busca promover ações de mitigação a danos ambientais e destinar recursos para a adaptação de cidades brasileiras às mudanças climáticas.

 

Prof. Maurício Lamano assina parceria com o Ministério do Meio Ambiente. (Foto cedida pelo Prof. Maurício Lamano)

 

O Professor Maurício Lamano Ferreira, pesquisador do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP esteve presente no encontro. Ele conta que após as considerações da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a atual situação climática do país e do mundo, pesquisadores da EEL/USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Alfenas (UFAL) e ICLEI (Associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável), assinaram uma parceria a fim de desenvolver um pacote de produtos que resultará na elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana. Segundo o pesquisador Maurício Lamano, que é um dos coordenadores da equipe, “esse foi um dia histórico para os profissionais e simpatizantes do verde urbano!”. O docente ressalta que há muito trabalho pela frente e para isso contará com a ajuda dos alunos do curso de Engenharia Ambiental da EEL/USP, no âmbito da extensão universitária.

 

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e os pesquisadores do Programa Cidades Verdes Resilientes. (Foto cedida pelo Prof. Maurício Lamano)

 

O Programa Cidades Verdes Resilientes atuará em diversas frentes: áreas verdes e arborização urbana, uso e ocupação sustentável do solo, mobilidade urbana sustentável, soluções baseadas na natureza, tecnologias de baixo carbono e gestão de resíduos urbanos.

 

O prazo para finalizar o projeto em âmbito nacional é até meados de 2025.

 

Na EEL, acontecerão oficinas participativas do Programa Cidades Verdes Resilientes ao longo do mês de agosto de 2024 nas modalidades presencial e virtual.