EEL irá modernizar redes de dados e redes elétricas do Campus

A Prefeitura do Campus de Lorena (PUSP-L) se reuniu com a Diretoria da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e o Setor de Compras da Unidade para tratar de assuntos pertinentes ao projeto de modernização da rede elétrica e de dados do Campus. Na ocasião, estavam presentes os Professores Amilton Martins dos Santos e Ana Lúcia Gabas Ferreira, Prefeito e Vice-Prefeita do Campus respectivamente; os servidores Jairo Martins Corrêa, Chefe da Seção Técnica de Informática (SCINFO); Leandro Bettoni e William Pereira da PUSP-L; Julio Salles, Jayson Caires e Douglas Barbosa do Setor de Compras da Unidade.

O servidor Jairo Corrêa apresentou ao Diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva e ao Vice-Diretor, Prof. Durval Rodrigues Junior, os planos do setor para 2024 com destaque para o projeto de reestruturação da rede elétrica e de dados da EEL-USP. No projeto está prevista a reforma e a ampliação de toda a canalização subterrânea, caixas de passagem e de acesso aos prédios.

Reunião sobre a modernização das redes elétrica e de dados. Direção, Prefeitura do Campus e Setor de Compras
Reunião sobre a modernização das redes elétrica e de dados da EEL-USP. Direção, Prefeitura do Campus e Setor de Compras. Foto: José Eduardo Mancini

Esta infraestrutura abrigará um novo backbone óptico, parte central da rede de dado que conecta todos os segmentos e sistemas menores da rede, que permitirá a transmissão eficiente de dados entre eles, geralmente constituído de cabos de fibra óptica de alta capacidade. O Backbone terá redundâcia de 1/10/25 Gbps (Gigabites por segundo) em substituição aos atuais uplinks de 10/100/1000 Mbps (Megabits por segundo).

Outro projeto discutido foi a readequação dos pontos de distribuição de rede (Salas Telecom). As salas serão adaptadas (obras civis e elétricas) em todos os prédios do Campus e concentrarão os uplinks provenientes do backbone, e serão interligadas aos geradores da escola, possibilitando manter os equipamentos de rede de forma adequada. Essas ações irão possibilitar a expansão do cabeamento estruturado nos prédios com capacidade de fornecer uma conexão de qualidade e resiliente a todos os usuários da rede EEL/USP.

Os projetos executivos de canalização e do backbone óptico já estão prontos e estão aguardando as licitações para contratação da empresa que irá realizar a execução das obras.

A reunião ocorreu dia 11 de março na sala do Diretor da EEL.