Pular para o conteúdo principal

Direção da EEL e Prefeitura do Campus promovem um bate-papo com os alunos.

Contratação de professores, melhorias no transporte e no RU, foram algumas das reivindicações dos estudantes.

 

Por Simone Colombo

 

Uma conversa direta e franca. Assim foi pautado o encontro que a Direção da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) e a Prefeitura do campus promoveram com os alunos da Unidade no dia 30/03/2023 sob o título “Café com a Diretoria”. Os alunos que compareceram ao anfiteatro foram recebidos com petiscos e refrescos. Já nesse primeiro momento, as barreiras entre estudantes e a Direção da EEL foram sendo desmistificadas quando o Diretor da Unidade, Prof. Dr. Silvio Silvério da Silva, o Vice-diretor, Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, o Prefeito do Campus, Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos, e o Prof. Dr. Domingos Sávio Giordani, Assessor da Direção, chegaram e aproveitaram para bater um papo descontraído com os jovens.

 

Minutos depois, no Anfiteatro, o Diretor da Unidade saudou os estudantes e lhes contou um pouco da história da EEL, quais as competências da Direção e as particularidades da Unidade da USP de Lorena. 

 

Os alunos foram informados de que a Direção da EEL, toda semana, vai a São Paulo buscar soluções que atendam às demandas da Unidade de Lorena. Dentre elas, já foram apresentadas ao Reitor, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, a necessidade de contratação de novos docentes e servidores.  “Já recebemos a concordância de contratação de 6 novos servidores para esse ano que irão ocupar algumas das funções de que a gente tanto necessita”. Afrimou o Diretor.

 

Com relação à Saúde, o Diretor comentou que há iminência da implantação de um posto de atendimento médico no Campus. Comentou também sobre as discussões para fornecimento de café da manhã no RU, e a realocação das entidades estudantis para o Centro de Vivência da Unidade após proposta discutida pelas entidades com a Vice-diretoria.

 

O Vice-Diretor da Unidade, o Prof. Dr. Durval Rodrigues Jr. destacou que este encontro é uma oportunidade para conhecer mais de perto as reinvindicações dos alunos e que elas são bem-vindas, justamente para poder conhecê-las e atendê-las, prontamente se possível. Sobre as entidades estudantis, ponto de destaque na EEL, o Vice-diretor explicou que o Centro de Vivência foi criado com a intenção de reunir a comunidade estudantil naquele espaço e que solicitou ao Diretório Acadêmico da EEL a proposta sobre a distribuição das salas, prontamente acatada pela Diretoria e PUSP-L. “Estamos aqui para colocar a Escola nas mãos de quem é devido. E são vocês! Estamos aqui para vocês. A atividade-fim da Universidade de São Paulo é formar recursos humanos e com isso fazer pesquisa e extensão, mas também pensando sempre na formação de recursos humanos.”

 

Foto  Mesa com Professores 30/03/2023

Na sequência o Prefeito do Campus de Lorena (PUSP-L), Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos contou aos estudantes que o Anfiteatro da Unidade ainda está para receber benfeitorias que transformarão o espaço na melhor sala de espetáculos de toda região, com acústica, iluminação cênica e datashow especiais. Outros pontos destacados pelo Prefeito do Campus foram:

 

- Refeitórios.  Está previsto que seja servido no RU, de segundas às sextas-feiras, o café da manhã para os estudantes. Aos sábados está sendo estudado o fornecimento de um vale-refeição para uso fora do Campus.

- Segurança – A Unidade de Lorena conta com guardas USP, que respondem à PUSP-L, que conta ainda com um drone de última geração que capta imagens aéreas dia e noite das duas áreas da EEL. Os alunos podem usar o aplicativo Campus USP para contactar a segurança mais rapidamente.

- Saúde – Nas unidades da USP onde não há hospital Universitário, em breve deverão ser instaladas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), onde deverá haver um médico (Clínico Geral) e dois enfermeiros à disposição da comunidade. Em Lorena há previsão que isso aconteça ainda esse ano, com postos na Área I e na Área II.

- Transporte – ônibus doado à EEL, que chegou com problemas e está na oficina. Até abril a unidade deverá receber duas Vans. Há possibilidade de terceirizar o serviço de transporte para melhorias.

- Inclusão e Pertencimento – Projeto PertencerCriação de Praças: Centros de Vivências serão criados em toda a Universidade de São Paulo. A EEL será a primeira Unidade do interior que finalizará o projeto ainda esse ano. Na área I, próximo ao RU, será instalada uma praça com redário, bancos, mesas para alimentação, e equipamentos de ginástica (800 m2) na área I. Também serão instalados espaços similares com 400 m2 cada na Área II e no Cotel, todas praças com as mesmas características.

- Biblioteca – A demora na reforma da Biblioteca está se dando pela falta de pessoal da Superintendência de Espaço Físico (SEF) da Capital que, com falta de pessoal, não consegue dar vazão à demanda de todas as Unidades da USP. Já estão sendo contratados mais 19 profissionais para dar vazão aos trabalhos que estão parados e dependendo de ações da SEF. A área da Biblioteca que foi danificada recentemente pelas chuvas já está sofrendo reparos e dentro de, no máximo, um mês será liberado o acesso para os alunos.

O projeto da reestruturação completa da Biblioteca já está sendo licitado. A obra deve começar ainda esse ano. O Prefeito do Campus, Prof. Amilton dos Santos afirmou: “Vocês terão uma Biblioteca nova, hipermoderna e atualizada com o sistema mais recente de funcionamento de Bibliotecas que encontramos fora do Brasil.”

- Reformas. Salas de aula, Colégio Técnico e laboratórios de informática terão adequações, rebaixamento de forro, instalação de janelas mais amplas, ar condicionado, portas para acessibilidade. As reformas começarão pela Área II, de acordo com proposta da empresa contratada, e será feita em etapas para remanejamento das aulas. Os auditórios da Unidade já estão na fase final das obras e em breve serão disponibilizados para uso de todos.

- Banheiros – Todos os banheiros da Unidade serão reformados. As reformas irão começar pelos Departamentos, que estão mais críticos, mas logo chegarão aos banheiros dos alunos.

- Obras concluídas – Já estão prontos os novos laboratórios de química, uma nova rede elétrica para suportar a demanda exigida pelos aparelhos de ar-condicionado nas Áreas I e II.

 

As alunas  Giulia Gomes Presidente do DA EEL e Nathália Dantas Vieira (VP) em nome dos ali presentes, reivindicaram da Direção e da PSUP-L:

  • Contratação de novos docentes;
  • Espaço para estudo devido o fechamento da Biblioteca;
  • Tratativa com a Prefeitura de Lorena para melhorias no transporte público de forma que evite a superlotação;
  • Superlotação e falhas nas refeições do RU e mudança repentina de cardápio.
  •  

O Diretor da Unidade, Prof. Silvio lembrou que na visita do Reitor à Lorena foi dito que Lorena seria olhada de forma diferente das demais unidades uspianas devido à sua situação peculiar. “Estamos em tratativas constantes com a Reitoria, junto à Comissão de Claros, que trata da contratação de professores para a Universidade, solicitando com urgência, mais docentes para a nossa Unidade”.

 

Sobre a superlotação dos ônibus e falhas no RU, o Prefeito do Campus respondeu aos estudantes que o Transporte público externo não é da atribuição da EEL. A EEL é responsável apenas pelo transporte de alunos intercampus. Segundo ele, desde a pandemia a EEL está insistindo com a Secretaria de Transportes de Lorena para essa melhoria. Muitas correções foram conseguidas, melhorando as condições em comparação ao que existia. Pediu que os alunos registrassem imagens da situação dos ônibus e enviassem à Prefeitura do Campus.

 

Quanto à superlotação no RU e falta de alimentos no final do serviço e alteração de cardápio, o Prefeito afirmou que somente agora a Prefeitura está sendo informada destas dificuldades. Por isso, pediu que os alunos formalizem tais reclamações para que as devidas providências possam ser tomadas. Além disso, por sugestão do Prof. Durval, foi prometido aos estudantes que serão colocadas mesas externas no pátio do RU para amenizar o problema da superlotação.

 

Os alunos também citaram a situação do local ocupado pela terceirizada de limpeza. O Prefeito afirmou que este espaço e também as portarias do campus serão reformadas logo após a conclusão das melhorias das salas de aula.

 

No final do encontro, o Vice-Diretor, Prof. Dr. Durval Rodrigues Jr, reafirmou aos alunos “Se sintam parte desta Instituição. As nossas portas estão sempre abertas a vocês todos”. Ele ressaltou novamente que no momento oportuno todos os alunos serão comunicados oficialmente sobre as mudanças que serão necessárias na ocasião das reformas das salas de aula.

 

A Professora Elisangela Moraes, vice-presidente da CG destacou que os alunos da EEL são privilegiados por participar deste encontro raro entre Diretor, Vice-Diretor e Prefeito do Campus.

 

O Diretor da EEL reafirmou que a Diretoria da Unidade está de portas abertas para dialogar com os alunos. “Quero deixar claro para vocês que esta gestão é uma gestão transparente, participativa e acolhedora. Foi pra isso que nos candidatamos a assumir a gestão desta casa”.

_ _ _

NOVO ENCONTRO

"Nesta segunda-feira, 10/04, houve uma nova roda de conversa entre a Direção, PUSP-L e alunos quando os estudantes puderam tirar o restante das dúvidas com relação a assuntos já abordados no primeiro encontro: transporte, reformas de salas de aula, Biblioteca, etc. 

 

Estavam presentes o Diretor da Unidade, Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, o Vice-diretor, Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, o Prefeito do Campus, Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos, e o Prof. Dr. Domingos Sávio Giordani, Assessor da Direção.

 

Os alunos demonstraram preocupação com a logística das aulas durante as reformas. A Direção da Escola e a PUSP-L tranquilizaram os estudantes afirmando que tudo está sendo estudado detalhadamente pela Direção, PUSP-L, a empresa contratada e a Comissão de Graduação da EEL para que haja o menor dano possível ao ritmo das aulas, e que, no tempo correto, todos serão devidamente informados de como será feito o remanejamento das aulas.

 

Os estudantes também comentaram sobre falhas no PAPFE e sobre a unificação das Semanas Acadêmicas da EEL. Esses temas foram encaminhados aos respectivos setores responsáveis".