Consórcio de Excelência no Ensino de Engenharia da USP estreita laços na área de saúde

Engenharia e Enfermagem se unem para encontrar próteses de baixo custo

Uma iniciativa Interunidades liderada pelas Unidades da USP: Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pela Escola Politécnica (Poli) está articulando uma parceria com o grupo de pesquisa da Prof.ª. Fabiana Faleiros Castro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Prof.ª Fabiana é Fundadora e Líder do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab) e também Vice-presidente do Conselho Consultivo da FIPASE do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

Também participam, o Prof. José Pinhata Otoch, Superintendente do Hospital Universitário (HU) da USP e o Prof. Oscar Eduardo Fugita, Diretor do Núcleo no campo das inovações tecnológicas assistivas e a Prof.ª Lúcia Vilela Leite Filgueiras, professora Sênior da Escola Politécnica da USP. A equipe está estruturando um projeto temático com o tema Tecnologia Assistiva – TA que deverá envolver outras unidades da Universidade.

O termo Tecnologia Assistiva – TA pode ser definido como “tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;” como reza a alínea III do parágrafo 3º da Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015.

Este projeto temático faz parte da articulação para formação de um Cluster USP de Engenharia, Inovação e Negócios Sociais com o tema Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas Assistivas, dentro da estruturação do Consórcio de Excelência no Ensino de Engenharia da USP.

Foto do encontro em RP
Foto: Prof. Pedro Palha, Diretor da EERP; Profa. Fabiana Faleiros (EERP) e Prof. Humberto Felipe (EEL). Arquivo pessoal

O projeto pretende envolver diferentes unidades USP que ministram cursos de engenharia, juntamente com cursos das áreas da saúde, e mesmo de outras áreas, para estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas assistivas por parte de alunos de graduação e de pós-graduação. A proposta é que, além de desenvolver inovações, sejam estabelecidos negócios sociais sustentáveis.

Um projeto piloto já está em execução envolvendo alunos da entidade estudantil Engenheiros sem Fronteiras da EEL denominado “Desenvolvimento de próteses e órteses a baixo custo para viabilizar sua disponibilização à população em situação de vulnerabilidade social”, que conta com uma bolsa PUB, em parceria da Prof.ª Fabiana Faleiros. No dia 18 de novembro, oito alunos do grupo, juntamente com o Prof. Humberto Felipe da Silva, estiveram no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto para participar de uma capacitação visando orientar e direcionar o desenvolvimento do projeto e foram recepcionados pela Profa. Fabiana Faleiros. Para os alunos da EEL, as orientações obtidas junto ao SUPERA Parque e membros do grupo NeuroRehab, foi uma experiência enriquecedora. “Foi um grande primeiro passo para definir o que será feito no projeto do grupo possibilitando o intercâmbio de experiências entre a engenharia e a área de reabilitação física, englobando completamente a proposta do projeto”. Diz o Prof. Humberto Felipe.

A capacitação foi liderada pelos servidores Alex Bertodi e Taynara Fernandes junto aos alunos de graduação e de pós-graduação da EERP e focou em motivação, técnicas de Design Thinking, Value Proposition Canvas, entre outros. Foram definidas três propostas que agora serão validadas com o demandante local à Associação dos Deficientes Físicos de Lorena (ADEFIL). “Foi um momento muito rico, dinâmico e de muito aprendizado para todos os envolvidos”. Declara o Prof. Humberto Felipe.

No mesmo dia prof. Humberto Felipe, representando o Diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva, foi recebido pelo Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha, Diretor da EERP. Na ocasião, o professor da EEL, em nome do Diretor, indicou o interesse em haver maior aproximação entre as duas unidades para o desenvolvimento de projetos de engenharia articulados com a área da saúde. O Prof. Fredemir Palha deixou patente a importância da iniciativa colocando a EERP à disposição para atividades conjuntas.

Foto do encontro em RP

Fotos: Arquivo Pessoal. Prof. Humberto Felipe