Comissão Assessora de Saúde da Reitoria divulga comunicado sobre cenário da pandemia

A comissão considera que as medidas preventivas contra a covid-19 sendo adotadas pela Universidade estão corretas, devendo ser mantida a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados

Publicado: 13/05/2022 no Jornal da USP

Comissão Assessora de Saúde da Reitoria divulgou, no dia 13 de maio, um comunicado sobre o cenário da pandemia da covid-19 no Estado de São Paulo e a incidência da doença nos campi da Universidade. De acordo com o comunicado, está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a recomendação do uso em locais abertos em que haja aglomeração de pessoas.

Leia, a seguir, a íntegra do comunicado.

Comunicado da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria

São Paulo, 13 de maio de 2022.

Conforme dados do Boletim Epidemiológico USP-Covid, divulgado e disponível no site USP Retorno Seguro, apesar de se ter observado aumento do número de casos confirmados da doença no Estado de São Paulo na última semana, tal tendência não se repetiu no número de internações em UTI e no número de óbitos no mesmo período. Conclui-se, portanto, que a maioria dos casos foi de intensidade leve, o que se deve especialmente à alta cobertura vacinal atingida em todo o Estado.

Esse cenário não diverge dos dados apurados nos sistemas corporativos da Universidade, com base no número de afastamentos laborais registrados mediante apresentação de autodeclaração de sintomas ou de atestados médicos. A partir dessas fontes, não se identificou evidência de surtos locais.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/5, analisando os dados disponíveis, reiterou seu entendimento de que as medidas que vêm sendo adotadas pela Universidade estão corretas, devendo, neste momento, ser mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a recomendação de uso em ambientes abertos dos campi sempre que houver maior concentração de pessoas. Deve-se destacar o fato de que 100% dos alunos que frequentam as cerca de 5 mil disciplinas de graduação oferecidas pela Universidade neste semestre comprovaram imunização completa e seguem fazendo uso de máscaras no ambiente escolar. O mesmo ocorre nas disciplinas presencias na pós-graduação e nas reuniões de colegiado.

Ao lado disso, considerando-se que a Portaria GR 7687, de 23/12/21, em seu artigo 5º, prevê a obrigatoriedade de comprovação de eventuais doses de reforço em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade, e que o calendário vacinal já avançou de modo a permitir que seja ofertada a toda a população adulta, o atendimento dessa exigência deverá ser comprovado mediante inserção da informação nos sistemas corporativos da Universidade. Os alunos de graduação e de pós-graduação deverão inserir tal informação nos sistemas Júpiter e Janus até o final do primeiro semestre letivo de 2022.

A Comissão Assessora de Saúde congratula a comunidade universitária por sua solidária adesão às orientações de prevenção individual e coletiva e informa a todos que seguirá monitorando a evolução da pandemia a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e das informações de seus alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Para garantir o sucesso dessa estratégia, solicita a todas as pessoas com sintomas compatíveis com covid-19 ou com testes positivos para o coronavírus que notifiquem sua condição pelos canais institucionais já disponíveis e continuem observando as práticas de prevenção que têm sido demonstradas fundamentais para o controle da disseminação do vírus.