Alunos da EEL marcam presença no Alumni USP Talks

No dia 04 de outubro, uma comitiva de alunos de pós-graduação e graduação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP foi a São Paulo para participar do Alumni USP Talks. O tema do evento foi “A inserção de doutores, egressos de seus programas de Pós-Graduação no mercado de trabalho nacional e internacional”. O encontro girou em torno dos desafios que a Universidade tem de preparar pesquisadores qualificados em seus programas de qualificação profissional para atuação em diferentes carreiras dentro e fora da Universidade nos dias atuais. Assim, focou-se na absorção de pesquisadores doutores pelo mercado de trabalho nacional e internacional, avaliando as contribuições da formação recebida na USP para o sucesso de suas carreiras.

O Alumni Talks tem como finalidade proporcionar a oportunidade de egressos da USP, principalmente aqueles que conseguiram sucesso na carreira profissional, de discorrer sobre as suas trajetórias profissionais.

A abertura foi feita pela Coordenadora da Plataforma Alumni USP, Profª Dra. Maria Helena Marziale.  Na sequência, os presentes assistiram a apresentação musical “Viola Caipira Solo” feita pelo renomado Maestro José Gustavo Julião de Camargo – Professor do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

O encontro foi dividido em duas seções, sendo que a primeira teve a participação da Dra. Ana Carla Abrão Costa – Vice-Presidente de Novos Negócios da B3, egressa da FEA /USP (Doutorado em Economia) e a Dra. Ana Paula Appel – Cientista de dados na IBM, egressa do ICMC-USP (Doutorado em Ciência da Computação). O bloco foi mediado pelo jornalista Álvaro Pereira Júnior, atuante na Central de Jornalismo da Rede Globo, e egresso da ECA.

Alumni

A segunda parte do evento contou com a participação do Dr. Edgar Gil Rizzatti, egresso da FMRP-USP (Doutorado em Hematologia), pesquisador e Presidente da Unidade de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury, juntamente com a Dra. Valéria Aparecida Modolo, egressa da ESALQ (Doutorado em Agronomia), pesquisadora científica do Instituto Agronômico, no Centro de Horticultura. Este bloco foi mediado pela jornalista Roxane Ré, jornalista e radialista da USP. Na ocasião os egressos, de uma maneira bem informal, conversaram sobre a importância de suas formações na USP para uma carreira profissional bem-sucedida e de destaque.

O Alumni USP Talks foi promovido pela Reitoria da USP e organizado pelo Escritório Alumni USP e realizado no dia 4 de outubro, das 16h00 às 18h30, no Auditório Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica, da Cidade Universitária – Butantã.

Os alunos da EEL foram acompanhados do Prof. Humberto Felipe da Silva com transporte cedido pela Unidade de Lorena. Duas comitivas se destacaram no evento, a comitiva de Ribeirão Preto e a Comitiva de Lorena.

Foto: prof Humberto