USP 90 Anos: EEL promove mesa redonda com escritores Vale-paraibanos e músicos regionais

Aconteceu às 19h do dia 16 de maio, no Anfiteatro da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, uma solenidade em comemoração aos 90 anos da Universidade de São Paulo. A celebração contou com uma Mesa redonda formada por escritores do Vale do Paraíba e apresentações de músicos regionais.

A abertura foi realizada pelo diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva que agradeceu aos convidados por abrilhantar as comemorações. O diretor ressaltou a grandeza do evento que reúne talentos da cultura regional em torno das comemorações do aniversário da Universidade que é um expoente entre as da América Latina e do mundo.  “A USP é um orgulho para todos nós brasileiros” afirmou o diretor.

Prof. Amilton Martins dos Santos e Prof. Silvio Silverio da Silva abrem a solenidade

O prefeito do Campus, Prof. Amilton Martins dos Santos agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e apresentou todo o cronograma de comemorações, são dezenas de apresentações previstas para 2024.

Na sequencia, Neide Arruda de Oliveira, presidente da Academia de Letras de Lorena (ALL) e Antônio Sérgio Cobianchi, professor da EEL e membro da ALL também deram boas vindas aos presentes salientando a importância do momento para todos os presentes.

Profa. Neide Aparecida Arruda de Oliveira e Prof. Sergio Cobianchi

Abrindo as comemorações o músico lorenense Guto Domingues que também é escritor, encantou a todos com sua viola.

Em uma roda de conversa os escritores Daniel Munduruku; Eduardo Werneck; Francisco Sodero Toledo; Joaquim Maria Guimarães Botelho; José Luiz de Miranda Alves; Júnia Botelho;  Juraci Conceição de Faria; Luiz Eduardo Corrêa Lima;  Neide Aparecida Arruda de Oliveira;  Olga Arantes;  Adilson Gonçalves; Pedro Santos - Egresso da EEL falaram sobre suas obras no contexto da cultura regional literária do Vale do Paraíba e do país. Todos deixaram uma mensagem à USP pelos seus 90 anos.

Guto Domingues conversa com a plateia. Claudius D'Artagnan conduz a cerimônia.

A mediação deste encontro foi realizada pelo Acadêmico Claudius D’Artagnan Cunha Barros.

Davi Coura, cantor e compositor lorenense, que também é professor da Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL) fez o encerramento da solenidade apresentando músicas de sua própria autoria que falam da cultura da região Valeparaibana.  O músico também apresentou à plateia a música que fez especialmente para a USP em homenagem aos seus 90 anos.

O Músico Davi Coura se apresenta para a plateia. Prof. Durval Rodrigues Junior, vice-diretor da EEL e Prof. Silvio Silverio da Silva, diretor, encerram a cerimônia.

A solenidade foi encerrada pelo diretor da EEL, Prof. Silvio Silvério da Silva e pelo vice-diretor da EEL, prof. Durval Rodrigues Junior que agradeceram a presença de todos e convidaram a plateia para um coquetel no foyer do Anfiteatro da EEL.

Para ver a foto de capa (topo) clique na imagem para ampliá-la.

Fotos: Simone Colombo