Thiago Guimarães, ex-aluno da EEL ingressa no maior centro de pesquisa da França
Por Simone Colombo
Thiago Rodrigues Guimarães, ex-aluno de graduação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP acaba de conquistar uma vaga de pesquisador (chargé de recherche) junto ao CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Bordeaux, na França. Vaga disputadíssima. O CNRS é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.
Thiago formou-se em Engenharia Química na EEL em 2012. Em sua passagem por esta Unidade foi aluno de Iniciação Científica do Prof. Amilton Martins dos Santos, onde atuou em pesquisas do Laboratório de Polímeros do Departamento de Engenharia Química e de Produção da EEL.
Ainda na graduação, fez estágio no exterior (2010/2011) no Laboratório de Química, Catálise, Polímeros e (C2P2) no CNRS junto aos cientistas franceses: Dra. Elodie Bourgeat-Lami. Coorientadores: Dra. Muriel Lansalot, Dr. Frank D'Agosto e Prof. Amilton Martins dos Santos (EEL).
Thiago Guimarães defendeu sua tese de Doutorado em Química de Polímeros pela Université Claude Bernard em Lyon, na França (2017). Realizou dois estágios de pós-doutorado na Austrália, na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, de 2018 a 2021 e na Queensland University of Technology (QUT), em Brisbane, de 2021 a 2023. Desde fevereiro de 2023, é pós-doutorando na Université de Bordeaux, na França, trabalhando no desenvolvimento de nanopartículas para produção de hidrogênio verde via fotocatálise. Desde fevereiro de 2023, exerce também o cargo de pesquisador convidado pela Queensland University of Technology (QUT). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros, Nanocompósitos e Coloides, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização em emulsão, nanocompósitos, nanopartículas magnéticas, nanoengenharia de partículas poliméricas, polimerização do tipo RAFT, materiais responsivos à luz, caracterização de polímeros e hidrogênio verde. (Fonte: Currículo Lattes)
Em sua rede social (Link: x.com/guimaraes_tr/status/1809099988334514307), Thiago comemorou a conquista agradecendo aos professores que, segundo ele, foram exemplo de ética e profissionalismo.; e que deram a ele, o suporte essencial e inspiração para os avanços em sua carreira e conquistasse essa a vaga tão importante.