USP Comunidade leva ciência para Praça de Lorena

Nos dias 30 e 31 de maio a cidade de Lorena recebeu o projeto USP na Comunidade.  O projeto, criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, conta com Unidades Móveis da USP que levam atividades culturais e científicas para as cidades procurando aproximar a população do universo científico por meio de um espaço de imersão no pensamento científico.

O projeto USP na Comunidade em Lorena foi organizado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e sua Comissão de Cultura e Extensão, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Cultura. As atividades ocorreram na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo e atraiu cerca de mil pessoas, em geral estudantes de Lorena e região. Com suporte da Carreta “Saúde e Ciências”, os visitantes conheceram o tema “ODS: Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Professores, alunos de graduação e de pós-graduação se dedicaram a mostrar aos visitantes pontos importantes a respeito da qualidade de vida urbana, uso adequado de resíduos, tratamento de efluentes domésticos e industriais, monitoramento ecotoxicológico de águas e sedimentos, o controle de emissões químicas, impacto da emissão de CO2 no transporte de carga no Brasil, materiais sustentáveis, Bioprocessos e seus produtos sustentáveis, o emprego da biotecnologia, produção de concreto de alto desempenho, controle da poluição plástica, reciclagem de isopor e pneu, produção de madeira plástica, produção de biocatalisadores e biodiesel, entre outros.

Estiveram presentes na abertura o Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, Diretor da EEL; o Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, Vice-Diretor; a Profa. Dra. Teresa Cristina Brazil de Paiva, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; Humberto Ballerini, Vice-Prefeito da Cidade de Lorena; Leandro Meirinho, Secretário de Cultura de Lorena e o Maurinho Fradique, Vereador da Cidade.

O projeto cria uma ponte entre a USP e a sociedade Lorenense que, com esse evento, teve a oportunidade de absorver conhecimento e de estreitar laços com a Universidade, conhecendo seu universo, suas pesquisas e seus cursos. Dezenas de escolas prestigiaram o projeto. A organização estima que mais de 1000 pessoas visitaram os estandes do USP Comunidade.

USP Comunidade.

As escolas de Lorena prestigiaram as apresentações da USP Comunidade.