PROGRAMA USP 60+ está com inscrições abertas para o Clube da Leitura e Introdução à língua francesa

PROGRAMA USP 60+

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, está com as inscrições abertas para os cursos do Programa USP 60+ destinados exclusivamente às pessoas com mais de 60 anos.

As atividades visam desenvolver a experiência cultural e didática dos participantes, através de: palestras, cursos, excursões, semanas culturais, entre outros etc.

Na Unidade da USP em Lorena, a EEL, os cursos são:

INTRODUÇÃO À LÍNGUA FRANCESA

O Curso Introdução à Língua Francesa tem como objetivo desenvolver habilidades orais e escritas (entender, falar, ler e escrever). O curso englobará vocabulário, gramática e comunicação oral. O aluno irá aprender noções básicas de Francês e como se comunicar de forma clara na língua francesa. Será abordado o alfabeto, Regras básicas da língua francesa, Saudações, Despedidas, Como se apresentar, Como falar sobre gostos, Noções básicas de gramática, Vocabulário (Profissões, Cores, Família e Pessoas).

Docente: Simone de Fátima Medeiros Sampaio

Pré-requisitos: Não há

Período: Terça-feira – Tarde

Duração: de 27/02/2024 até 02/07/2024

Certificação: Sim

Inscrições: de 29/01/2024 até 20/02/2024 pelo e-mail: terezinhareis@usp.br, Whatsapp 12-98110-0121 ou presencial das 8 às 13h na CCEx (Comissão de Cultura e extensão) da EEL.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ __

CLUBE DA LEITURA

Propor ações relacionadas à leitura como forma de lazer na tentativa de modificar o cotidiano das pessoas na Terceira Idade. O lazer em grupo é uma forma de atenuar sentimentos acarretados pela solidão e/ou por uma vida sedentária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Dentre as atividades de lazer, o ato da leitura, além de possibilitar ao indivíduo novos conhecimentos, extravasar os sentimentos e desenvolver a inteligência irá ampliar o convívio social e integrar-se na sociedade. A atividade da leitura pode promover as relações intergeracionais, proporcionando a troca de experiências e a interação entre jovens e idosos, no caso de participação do professor responsável e outros convidados mais jovens.

Docente: Eliane Corrêa Pedrozo

Pré-requisitos: Ensino fundamental completo

Período: Terça-feira – Tarde

Duração: de 27/02/2024 a 25/06/2024

Horário: das 14h30 às 17h

Certificação: Sim

Inscrições: de 21/01/2024 a 09/03/2024 pelo e-mail ecpedrozo@usp.br

Dados necessários para a inscrição: Nome Completo, CPF ou RG, data de nascimento, endereço residencial, telefone para contato.

Observação: Estamos iniciando o 11º semestre deste Clube de Leitura, que permaneceu ativo mesmo no período da pandemia de Covid-19, contando com pessoas de diversas regiões do país, proporcionando um frutífero ambiente de trocas culturais e de experiências de vida. Por isso, o curso será oferecido de forma híbrida: presencial e online.

Os alunos que não podem se deslocar até a nossa unidade, seja pela distância ou dificuldades de locomoção, participarão ativamente das nossas atividades de maneira online. E aqueles que desejam estar na sala de aula, poderão participar presencialmente na nossa unidade.