Nova diretoria toma posse com o compromisso de fortalecer a Escola de Engenharia de Lorena
A nova gestão pretende ampliar a participação da comunidade acadêmica nas discussões internas da unidade
Escrito por Julia Queiroz*
Publicado: 18/12/2024 às 14:39 no Jornal da USP:
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, foram empossados os novos diretor e vice-diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. O professor Durval Rodrigues Junior, vice-diretor na gestão anterior, agora assume a direção, e o professor Silvio Silverio da Silva, a vice direção, Diretor na gestão anterior. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da EEL e contou com a presença de diversos dirigentes da USP, entre eles o Reitor, Prof. Dr. Carlos Carlotti; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Maria Arminda; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Aluisio Segurado e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Profa. Marli Quadros, docentes, pesquisadores, servidores e familiares. O Prefeito da cidade de Lorena, Prof. Silvio Ballerini e outras autoridades da cidade também compareceram.
Em seu discurso, o recém-empossado diretor Durval Rodrigues Junior destacou a importância dos docentes, alunos e do corpo técnico e administrativo para o bom funcionamento da Escola. “Temos o compromisso de fortalecer a institucionalização da EEL, garantindo a igualdade perante às outras unidades da USP e, ao mesmo tempo, participando ativamente das conquistas e realizações”, afirmou.
“Nossa trajetória é marcada pela busca por um ensino da engenharia de qualidade e pela realização de pesquisas estratégicas. Mantemos, hoje, seis cursos de graduação: Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia Ambiental e de Produção. Além disso, estamos geograficamente localizados entre rodovias que nos proporcionam conexão entre SP, MG e RJ, passando por polos industriais tecnológicos de grande importância. Isso tudo, e o apoio reitoral da Universidade, contribui para a qualidade do trabalho realizado em nosso campus”, comenta.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, parabenizou o desempenho e trabalho do Prof. Silvio Silverio na gestão anterior e agradeceu a contribuição da Escola de Engenharia de Lorena para a excelência da Universidade. “Recentemente, temos conquistado posições de destaque em diversos rankings, nacionais e internacionais, e essas conquistas seriam impossíveis sem um corpo acadêmico que propulsiona o ensino, a pesquisa e extensão da nossa instituição. Para 2025, teremos um grande trabalho, mas que, sem dúvidas, será revertido em cada vez mais conquistas”, disse o reitor.
Nova diretoria
O novo diretor da Escola de Engenharia de Lorena, Durval Rodrigues Junior, é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais, onde leciona Física Básica e Aplicada, Eletromagnetismo, Estrutura dos Materiais, Microscopia Eletrônica e Microanálise de Raios-X, Supercondutividade e Ciência dos Materiais. Atuou como vice-diretor da última gestão.
Já o atual vice-diretor Silvio Silverio da Silva é Professor Titular do Departamento de Biotecnologia, Pesquisador 1A do CNPq desenvolvendo pesquisas na área de biotecnologia com ênfase em engenharia bioquímica, microbiologia industrial e bioprocessos. Silva atuou como diretor na gestão anterior. "Atendendo ao convite para dar continuidade ao trabalho iniciado durante minha gestão como Diretor no período 2020 a 2024, e reafirmando meu compromisso com a Unidade, aceitei a posição de Vice-Diretor. Meu objetivo é oferecer pleno apoio ao Prof. Durval, contribuindo para o fortalecimento e o contínuo engrandecimento da EEL", declara.
O novo corpo diretor pretende aumentar o diálogo com a comunidade universitária, incluindo reuniões semestrais com as comissões dos conselhos departamentais para nortear as decisões da gestão. Além disso, com apoio da Superintendência do Espaço Físico (SEF), há a previsão de construção de três novos prédios de laboratórios de pesquisa, junto da modernização dos espaços já existentes.
*Estagiária sob a supervisão de Erika Yamamoto
_ _ _
Assista abaixo a cerimônia na íntegra: