Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria toma posse com o compromisso de fortalecer a Escola de Engenharia de Lorena

A nova gestão pretende ampliar a participação da comunidade acadêmica nas discussões internas da unidade

 

Escrito por  

Publicado: 18/12/2024 às 14:39  no Jornal da USP: 

 

 

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, foram empossados os novos diretor e vice-diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. O professor Durval Rodrigues Junior, vice-diretor na gestão anterior, agora assume a direção, e o professor Silvio Silverio da Silva, a vice direção, Diretor na gestão anterior. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da EEL e contou com a presença de diversos dirigentes da USP, entre eles o Reitor, Prof. Dr. Carlos Carlotti; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Maria Arminda; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Aluisio Segurado e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Profa. Marli Quadros, docentes, pesquisadores, servidores e familiares. O Prefeito da cidade de Lorena, Prof. Silvio Ballerini e outras autoridades da cidade também compareceram.

 

Profa. Dra. Marina Gallottini, Secretária Geral da USP; Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, Diretor da EEL; Prof. Dr. Carlos Carlotti, Reitor da USP; Profa. Dra. Maria Arminda, Vice-reitora e o Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL para gestão 2024-2028. Foto: Eduardo Mancini

 

Em seu discurso, o recém-empossado diretor Durval Rodrigues Junior destacou a importância dos docentes, alunos e do corpo técnico e administrativo para o bom funcionamento da Escola. “Temos o compromisso de fortalecer a institucionalização da EEL, garantindo a igualdade perante às outras unidades da USP e, ao mesmo tempo, participando ativamente das conquistas e realizações”, afirmou.

 

Imagem removida.
O novo diretor da EEL, O Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior. Foto: Eduardo Mancini

 

“Nossa trajetória é marcada pela busca por um ensino da engenharia de qualidade e pela realização de pesquisas estratégicas. Mantemos, hoje, seis cursos de graduação: Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Engenharia Ambiental e de Produção. Além disso, estamos geograficamente localizados entre rodovias que nos proporcionam conexão entre SP, MG e RJ, passando por polos industriais tecnológicos de grande importância. Isso tudo, e o apoio reitoral da Universidade, contribui para a qualidade do trabalho realizado em nosso campus”, comenta.

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da Universidade de São Paulo

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, parabenizou o desempenho e trabalho do Prof. Silvio Silverio na gestão anterior e agradeceu a contribuição da Escola de Engenharia de Lorena para a excelência da Universidade. “Recentemente, temos conquistado posições de destaque em diversos rankings, nacionais e internacionais, e essas conquistas seriam impossíveis sem um corpo acadêmico que propulsiona o ensino, a pesquisa e extensão da nossa instituição. Para 2025, teremos um grande trabalho, mas que, sem dúvidas, será revertido em cada vez mais conquistas”, disse o reitor.

 

Nova diretoria

(Da esq. p/ dir.) O vice-diretor Silvio Silvério da Silva e o novo diretor da EEL, Durval Rodrigues Junior – Foto: Eduardo Mancini

O novo diretor da Escola de Engenharia de Lorena, Durval Rodrigues Junior, é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais, onde leciona Física Básica e Aplicada, Eletromagnetismo, Estrutura dos Materiais, Microscopia Eletrônica e Microanálise de Raios-X, Supercondutividade e Ciência dos Materiais. Atuou como vice-diretor da última gestão.

Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva. Vice-diretor da EEL

Já o atual vice-diretor Silvio Silverio da Silva é Professor Titular do Departamento de Biotecnologia, Pesquisador 1A do CNPq desenvolvendo pesquisas na área de biotecnologia com ênfase em engenharia bioquímica, microbiologia industrial e bioprocessos.  Silva atuou como diretor na gestão anterior. "Atendendo ao convite para dar continuidade ao trabalho iniciado durante minha gestão como Diretor no período 2020 a 2024,  e reafirmando meu compromisso com a Unidade, aceitei a posição de Vice-Diretor. Meu objetivo é oferecer pleno apoio ao Prof. Durval, contribuindo para o fortalecimento e o contínuo engrandecimento da EEL", declara.

 

O novo corpo diretor pretende aumentar o diálogo com a comunidade universitária, incluindo reuniões semestrais com as comissões dos conselhos departamentais para nortear as decisões da gestão. Além disso, com apoio da Superintendência do Espaço Físico (SEF), há a previsão de construção de três novos prédios de laboratórios de pesquisa, junto da modernização dos espaços já existentes.

Congregação da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Foto: Eduardo Mancini

*Estagiária sob a supervisão de Erika Yamamoto

_ _ _

Assista abaixo a cerimônia na íntegra: