Pular para o conteúdo principal

No Mês de Junho o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da EEL promoveu atividades com base nos ODS visando à conscientização ambiental.

Por Eduardo Mancini*

 

Como uma forma de amplificar a conscientização trazida pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP desenvolveu o projeto Mês dos ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável). A proposta foi abordar os 17 ODS estabelecidos pela ONU de forma multidisciplinar, com diversas atividades, palestras e postagens conscientizadoras nas redes sociais visando um maior alcance dos temas relacionados à conservação ambiental, abordando os atuais problemas que enfrentamos na área. 

 

O primeiro dia contou com a presença do CAEA na celebração da Semana do Meio Ambiente, realizada na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no centro de Lorena, dia 8 de julho. Os professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental organizaram o Stand ‘’Cidade Mais Verde’’ abordando ODS como a 3 (Saúde e Bem-estar) e a 14(Vida na água), apresentando os benefícios vantajosos de uma maior arborização urbana, os impactos que isso tem na saúde pública e as leis ambientais que subsidiam assim como demandam a ampliação da cobertura arbórea urbana. 

 

A fim de abordar os ODS 1(Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 3 (Saúde e Bem-estar), voluntários do CAEA também realizaram uma arrecadação de agasalhos. Em parceria com a entidade Flor de Lis, estes foram entregues junto de marmitas e água para pessoas em situação de rua na cidade no dia 15 de julho. Durante o mês dedicado ao meio ambiente, foram organizadas também palestras com o intuito de conscientizar a comunidade EEL sobre assuntos atuais na luta pela conservação ambiental. Os temas abordados foram:

 

- Racismo Ambiental: palestra oferecida pelos estudantes João Pedro, Noronha, Heloysa Araújo e Levy Silva do Coletivo Ubuntu, responsável por acolher e representar a comunidade Preta Parda e Indígena da EEL, dia 11 de Junho.

 

- Desastres e Plano de Contenção de Mudanças Climáticas: palestra oferecida pelo Giovanni Dolif, Pesquisador e Coordenador Geral de operações e Modelagem-substituto, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CEMADEN-MCTIC), dia 14 de Junho.

 

- A Importância da Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade: Palestra oferecida por Leandro Pereira, biólogo responsável pela produção no viveiro municipal de Lorena, dia 17 de Junho.

 

Outra atividade, desta vez abordando o ODS 4 (Educação de Qualidade), foi realizada em parceria com a entidade Marie Curie Vestibulares, curso prepara no dia 27 de julho, quando estudantes do CAEA fizeram uma palestra sobre “Poluição: tipos e formas de evitar” para os alunos do cursinho popular, como uma forma de elucidar acidentes ambientais recentes.

 

Também foram feitos 4 posts conscientizadores na página do Instagram do CAEA abordando as perspectivas e situação atual do Brasil para os ODS 1, 2, 3, 5 (Igualdade de Gênero), 6 (Água Potável e Saneamento), 7(Energia Limpa e Acessível), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 14. Para essa atividade também contaram com parcerias do Coletivo Feminista Enedina Alves Marques da EEL e da plataforma Start Carreiras.

 

No total, sem contar o engajamento nas redes sociais, o alcance presencial do projeto foi de 150 pessoas da comunidade interna da EEL e externa, conta a Beatricy Cardoso Vieira – Diretora de Projetos do CAEA. Com projetos como esse, o CAEA pretende dinamizar seu alcance para conscientização ambiental de futuros engenheiros e de cidadãos de Lorena. Também trabalharam com Beatricy, os alunos Bernado Torquato, Cahue Pereira, Bruna Francisca Pereira e Murilo Cassim.

 

*Estagiário sob coordenação de Simone Colombo