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Excelência em Ensino: Alunos formados no Cotel tem alto índice de aprovação em Universidades Públicas

Por Simone Colombo

 

Mantido pela Escola de Engenharia de Lorena da USP, o Colégio Técnico de Lorena, tem um índice médio de 70% de aprovações em processos seletivos e vestibulares.

 

Em 2024, mais uma vez o Cotel - Colégio Técnico de Lorena  repetiu resultado da última década e obteve um alto índice de aprovação dos estudantes, em torno de 70%, em Instituições Públicas de Ensino Superior do País. O Colégio, que oferece ensino técnico em química concomitante com o ensino médio, é mantido pela Escola de Engenharia de Lorena da USP.

 

É motivo de imensa alegria testemunhar o sucesso e a conquista de cada estudante que passou por nossas salas de aula” comemora a Diretora do Cotel, a Profa. Elisângela de Jesus Cândido Moraes. Para ela, o alto índice de aprovação nos vestibulares é um reflexo direto do empenho de todos e do ambiente educacional estimulante cultivado no Colégio. “Essa conquista é um testemunho do compromisso mútuo entre alunos, educadores e a direção do Colégio Técnico de Lorena”, diz a Diretora.

 

O Colégio se encontra na Área I da Escola de Engenharia de Lorena-USP, onde os alunos usufruem das mesmas instalações que os estudantes da graduação: Bibliotecas, laboratórios didáticos, áreas de esporte e lazer, inclusive o Restaurante Universitário, que faz toda a diferença na alimentação dos estudantes, por ser acessível (R$ 2,00 a refeição) e por não precisar se preocupar com o deslocamento para outros locais para realizar suas refeições, visto que os jovens ficam o dia todo no Campus.

Profa. Elisângela de Moraes - Diretora do Cotel
         Profa. Elisangela de Moraes - Diretora do Cotel. 

 

O ambiente escolar é fundamental para promover uma aprendizagem adequada e desenvolver valores e diversas competências intelectuais, afetivas e éticas, que os alunos vão empregar na vida, em geral, conta a Profa. Maria Auxiliadora Motta Barreto, Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da EEL e Vice-Diretora do CotelPara a docente, o ambiente universitário propicia a prática constante de pesquisa e inovação, que são características muito importantes na formação profissional. “Além disso, o Cotel tem parceria com os laboratórios para o estágio dos alunos e convênios com empresas da região. A qualidade das aulas e a gestão muito próxima dos alunos tem como consequência o excelente resultado no vestibular.”, salienta.

 

O Coordenador do Curso Técnico em Química do Cotel, Prof. Francisco José Moreira Chaves, afirma que o fato dos alunos estarem inseridos em um ambiente universitário interfere positivamente na construção do conhecimento dos estudantes. “A principal vantagem técnica se refere à sinergia inerente à oportunidade de uso da mesma infraestrutura, incluindo o aproveitamento do corpo docente, alinhado ao plano de ensino do Cotel”. Para o Coordenador, a elevada taxa de aprovação em instituições públicas tem como causa raiz a "pegada didático-pedagógica" do Cotel.

 

Aluno em sala de aula. Foto: José Eduardo Mancini
Aluno em aula do Cotel

No ano de 2022, uma inovação trouxe à matriz curricular do Colégio a disciplina Projeto de Vida, que é uma novidade que vem agregando habilidades na formação acadêmica dos alunos, pois promove uma abordagem integral que vai além do aprendizado tradicional de sala de aula. “Esta disciplina oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes explorarem seus interesses, objetivos e valores, ajudando-os a construir uma visão clara de quem desejam ser”, diz a Profa. Elisângela Moraes, Diretora do Colégio e uma das professoras ministrantes da disciplina. Ela acredita que ao investir no desenvolvimento pessoal e no autoconhecimento, estará capacitando os futuros líderes e profissionais de sucesso que contribuirão positivamente para a sociedade. “É gratificante perceber que, mais do que apenas resultados numéricos, formamos jovens críticos, autônomos e comprometidos com a excelência acadêmica”, salienta Elisângela. Em 2024 mais uma disciplina chega para inovar: “Aceleração para o Vestibular”. Com foco no preparo dos alunos para os vestibulares e ENEM, os jovens seguirão um cronograma com diferentes matérias, abordagens e professores onde será feita a revisão de conteúdo. “Além disso, orientaremos com relação a prazos, modelos de prova, dentre outras coisas”, comenta a Diretora do Colégio. “Outro fator que impacta sobremaneira nas aprovações é a abordagem que o curso técnico traz por meio de suas disciplinas mais aprofundadas que são correlatas às várias disciplinas do ensino médio”, finaliza.

 

grafico cidades alunos
Fig.1 - Grafico com a distribuição das cidades de origem dos alunos do Cotel

Cotel em números

O Colégio Técnico de Lorena oferece anualmente 40 vagas para o curso do Ensino Médio e Técnico em Química. As vagas são disputadas na sua maioria por adolescentes concluintes do ensino fundamental que participam de um Vestibulinho com uma concorrência de 10/01. Estudantes de escolas públicas têm uma bonificação de 15% na nota final obtida. Atualmente há 119 alunos matriculados no Colégio. Os estudantes em sua maioria são da cidade de Lorena, mas jovens de outras cidades da região também procuram o Cotel em busca de excelência no ensino.

 

As aulas do ensino médio concentram-se no período da manhã e no período da tarde são ministradas as aulas do ensino técnico em química. O corpo discente do Colégio é composto por 36% de estudantes oriundos de escolas públicas da cidade e da região.

 

Ao todo, as mulheres representam 48% dos alunos do Colégio. A Presidente da CIP, Profa. Maria Auxiliadora M. Barreto, conta que de acordo com o IBGE é uma tendência geral o aumento da escolaridade nas mulheres em relação aos homens. “Penso que unido a isso, as lutas por igualdade e por diminuição das diferenças vem proporcionando, aos poucos, maior acesso do "feminino" em áreas que antes eram ocupadas predominantemente pelo "masculino". E isso também se reflete por aqui”, afirma.

 

Na questão socioeconômica, destaca-se que 75% dos alunos são provenientes de famílias com renda de menos de 5 salários mínimos, sendo que 22% têm renda inferior a dois salários mínimos.

 

“Vejo essa conquista como resultado do esforço conjunto de todos: alunos, corpo docente, servidores técnico-administrativos, direção, parceiros, apoiadores e de todos aqueles que atuam acreditando que nosso futuro, definitivamente, será melhor com o acesso a uma educação pública de qualidade”, salienta a Vice-diretora do Colégio, Profa. Maria Auxiliadora.