EEL participa da competição de Fórmula SAE BRASIL 2022

A 18ª edição da Fórmula SAE BRASIL foi realizada entre os dias 10 à 14 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA – Piracicaba, SP). Segundo a organização, mais de mil estudantes representaram cerca de 50 Universidades brasileiras. A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP esteve presente com a equipe EEL Racing. Composta por mais de 25 alunos de todos os cursos de Engenharia da EEL, e capitaneada pelo aluno Gustavo Henrique Teixeira Herrero (Eng. Química), a EEL Racing tem a supervisão e orientação do Professor e Vice-Diretor da EEL, Durval Rodrigues Junior, que acompanhou a equipe em Piracicaba.

Direcionada a estudantes de Engenharia, o desafio da competição é projetar e construir o melhor carro do tipo Fórmula permitindo que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam aplicados na hora de conceber o veículo. Os veículos podem ser elétricos ou a combustão, no entanto, além do desempenho do carro, a Fórmula SAE BRASIL avalia a viabilidade econômica do projeto e o trabalho em equipe.

O protótipo projetado em Lorena competiu na modalidade de carro a combustão. Na prova de apresentação de Projeto a equipe ficou na 20ª posição entre 41 equipes participantes. Na prova de Custos a equipe ficou na 31ª posição. A classificação geral ainda não foi divulgada.

As equipes melhores classificadas representarão o Brasil na competição mundial, que acontece nos EUA, promovida pela SAE International.

O Prof. Durval salienta “O desempenho da Equipe tem se mantido em alto nível em todos os anos de participação desde 2014, sempre se mantendo em boas classificações. Deve ser lembrado que a EEL não tem cursos de graduação em áreas tradicionalmente ligadas à competição, como engenharias mecânica, elétrica, mecatrônica e outras. Mesmo assim, nossos alunos sempre demonstraram grande empenho, competência e garra no desenvolvimento dos projetos. Além disso, a pandemia do covid-19 impactou fortemente todas as equipes no país, fazendo com que muitas delas nem conseguissem participar da competição de 2022. A Equipe EEL Racing atualmente utiliza espaços físicos gentilmente cedidos pelo Departamento de Engenharia de Materiais, na Área II da EEL-USP. A manutenção das atividades é realizada com recursos financeiros disponibilizados pelas Pró-reitorias da USP.