2º Encontro de Pós-Doutorandos da EEL/USP.

A Comissão de Pesquisa da Escola de Engenharia de Lorena irá realizar o 2º Encontro de Pós-Doutorandos da Unidade.

O Evento acontecerá de forma presencial no dia 11/04/2023 (terça-feira), nos períodos da manhã (Sala 207 - Área I) o qual será aberto ao público e da tarde (Sala Design Thinking - Prédio da Engenharia de Produção), restrito aos pós-doutorandos.

Dentre as atividades a serem realizadas durante o evento, serão oferecidas oficinas, flash-talks, conversas com ex-pós-doutorandos da EEL/USP que estão atuando em pesquisa e inovação na empresa, apresentação do Programa Dia do Pesquisador na Empresa e outras.

A participação dos pós-doutorandos da Unidade é obrigatória e a ausência deverá ser justificada.

Encontro de Pós-Doutorandos da EEL/USP - CRONOGRAMA - Dia 11/04/2023

MANHÃ: Sala 207

8:00 – 8:30 - CREDENCIAMENTO

8:30 – 8:50 ABERTURA  - Direção EEL e Presidente CPq

8:50 – 9:20 INOVABILIDADE NA SUZANO- Dra. Maria Teresa Borges, Coordenação Tecnológica e Funding

9:20 – 9:30 PROGRAMA DIA DO PÓS-DOC NA EMPRESA

9:30 – 10:00 COFFEE BREAK

10:00 – 11:30 FLASH TALKS Pós-doutorandos

11:30– 13:00 ALMOÇO (Restrito aos Pós-Doutorandos e Palestrantes) LOCAL: Foyer do Anfiteatro

TARDE - Sala de Design Thinking

13:00 – 14:00 CONVERSA COM EX-PÓS-DOUTORANDO - Dr. Germano A. Siqueira, Consultor Novos Negócios, Klabin

14:00 – 14:30 OFICINA: PROJECT MODEL CANVAS

14:30 – 15:00 OFICINA: PESQUISA COLABORATIVA

15:00 – 15:30 COFFEE BREAK

15:30 – 16:50 OFICINA: Continuação

16:50 – 17:00 ENCERRAMENTO
Presidente CPq

Presenças:

MARIA TERESA BORGES - Coordenação Tecnológica e Funding - SUZANO

Maria Teresa é Bacharel em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche durante o doutorado no Instituto de Tecnologia de Grenoble, França, e na Universidade de Girona, Espanha, onde também fez o seu Pós- Doutorado. Maria Teresa trabalhou no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) onde atuou como pesquisadora principal na área de processos físico-químicos, head do grupo de química verde, além de coordenar as facilities da Central Analítica e Laboratórios de Processos Químicos. Atualmente, trabalha na empresa Suzano como coordenadora da área de Cooperação Tecnológica e Funding, com forte atuação na prospecção de parcerias com diversos atores do ecossistema de inovação.

GERMANO A. SIQUEIRA - Consultor Novos Negócio - KLABIN

Germano Siqueira é Head de Desenvolvimento de Mercado de Biomateriais na Klabin. Com mais de 10 anos de experiência trabalhando com biomateriais e biomassa, possui Doutorado e Mestrado em Biotecnologia Industrial pela EEL/USP, instituição na qual trabalhou como pós-Doutorando por 1,5 ano. Nos últimos 6 anos tem trabalhado no setor de Papel e Celulose, sempre focado na superação dos desafios relacionados às aplicações dos biomateriais em novos mercados.

_ _ _

O evento é uma realização da Comissão de Pesquisa e Extensão da EEL com patrocínio de empresa SHIMADZU e apoio da empresa SUZANO

De

até