Skip to main content

USP na Comunidade: Unidade móvel da USP levará para praça central de Lorena o universo científico desenvolvido na EEL. 

Projeto da USP traz para a cidade o conhecimento científico desenvolvido na Escola de Engenharia de Lorena. 

 

A cidade de Lorena receberá nos dias 30 e 31 de maio uma das Unidades Móveis do projeto USP na Comunidade.  O projeto, criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, procura aproximar a população paulista do universo científico por meio de um espaço de imersão no pensamento científico. Em Lorena, o evento está sendo realizada pela Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP em parceria com a Prefeitura Municipal. 

 

As atividades são gratuitas e acontecerão das 10h às 19h.

 

Várias ações serão realizadas, envolvendo as seis engenharias da EEL-USP: ambiental, química, produção, física, bioquímica e materiais, seguindo o tema “Ciência e Tecnologia Sustentável”. 

 

A Unidade Móvel da USP será instalada na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no centro de Lorena, e servirá de palco para inúmeras atividades que abordarão diferentes assuntos que vão de encontro ao tema da ODS “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, envolvendo a qualidade de vida urbana, desde o cuidado e uso adequado com os resíduos, como os tratamentos de efluentes domésticos e industriais, monitoramento ecotoxicológico de águas e sedimentos, o controle de emissões químicas, impacto da emissão de CO2 no transporte de carga no Brasil, materiais sustentáveis, bioprocessos e seus produtos sustentáveis, o emprego da biotecnologia, produção de concreto de alto desempenho, controle da poluição plástica, reciclagem de isopor e pneu, produção de madeira plástica, produção de biocatalizadores e biodiesel, entre outros.

 

Por meio de diversas atividades, a ideia é que o participante descubra e reflita sobre o papel da ciência e tecnologia na sociedade e com isso possa exercer sua cidadania de maneira cada vez mais plena.

 

Além da pesquisa desenvolvida na EEL, os participantes poderão obter mais informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação da USP em Lorena e conversar com nossos professores, pesquisadores e alunos.

 

Escolas que queiram agendar turmas para assistirem as apresentações devem entrar em contato com a organização pelo e-mail ccex@eel.usp.br ou telefone (12)3159-5151 a fim de evitar aglomerações.