Skip to main content

Gestão 2024-2028

Diretor

Prof. Durval Rodrigues Júnior é Professor Titular da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade junto ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) onde atua desde 1987.

 

 

 

Leciona Física básica e aplicada, Eletromagnetismo, Estrutura dos Materiais, Microscopia Eletrônica e Microanálise, Supercondutividade, Métodos e Técnicas Experimentais e Ciência dos Materiais.

 

 

 

Concluiu o doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, em 1997, após realizar a parte experimental no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, MA, EUA.

 

 

 

Obteve título de Livre-Docência em Estrutura da Matéria (Física Quântica) em Fevereiro/2009. Trabalhou como Chefe do DEMAR de 1997 a 2001 e de 2009 a 2013.

 

 

 

Participa de Conselhos e Comissões Institucionais desde 1995, tendo participado da Congregação, Conselho Técnico e Administrativo, Conselho Departamental, Comissão de Pesquisa, Comissão de Informática, Comissão de Pós-graduação, Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais, Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino (FAPE/EEL), Comissão de Graduação, Comissão Coordenadora de Curso de Graduação e Comissão de Avaliação de Disciplinas, além de representante suplente da Congregação da EEL no Conselho Universitário (CO-USP).

 

 

 

É o Coordenador do Laboratório de Microscopia Eletrônica e da Criogenia do DEMAR-EEL-USP.

 

 

 

Atualmente supervisiona os trabalhos das entidades acadêmicas EEL Racing e AEROEEL, ambas em competições com a SAE Brasil.

 

 

 

Publicou 88 artigos em periódicos especializados, 370 trabalhos em anais de eventos e 11 capítulos de livros.

 

 

 

Orientou 7 teses de doutorado, 13 dissertações de mestrado, 42 trabalhos de iniciação científica, 17 TCCs/especialização, 48 estágios e 4 pós-doutorados, nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Física, Física da Matéria Condensada e Educação.

 

 

 

Co-orientou um trabalho de mestrado em colaboração internacional com os EUA e Porto Rico. Participou de 186 bancas de avaliação de trabalhos de pós-graduação e graduação, e 31 bancas de concursos públicos ou processos seletivos. Coordenou 70 projetos científicos em pesquisa, desenvolvimento, infraestrutura, colaborações, eventos, além de inúmeras bolsas para alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio. Organizou 11 eventos científicos e participou da coordenação de outros 31 eventos no exterior e no país.

 

 

 

É professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPG-EM) desde 1997 e no Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPG-PE) desde sua criação em 2014, ambos da EEL-USP, e foi professor credenciado no PPG-EM da Universidade de Taubaté de 2004 a 2006.

 

 

 

É membro do Corpo Editorial das revistas Cryogenics (Elsevier), IEEE Transactions on Applied Superconductivity e The Open Electrical and Electronic Engineering Journal.

 

 

 

É revisor de 19 períodicos indexados internacionais. Realizou trabalhos de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, MA, EUA, de fevereiro/1992 a agosto/1994 como pesquisador visitante, no Electrotechnical Laboratory, Tsukuba, Japão, em fevereiro e março de 1988 como pesquisador visitante, e na University of Wisconsin, Madison, WI, EUA, de agosto/2006 a janeiro/2008 como professor visitante.

 

 

 

Mantém colaboração científica com instituições nacionais (USP, UNICAMP, UFRJ, UFRRJ, UNESP, UFRGS, UFSCar, e outras) e internacionais (Estados Unidos, Japão, Dinamarca, Argentina, França, Holanda, Suíça, Alemanha).

 

 

 

Foi co-criador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da EEL-USP.

 

 

 

Foi também co-criador do Curso de Graduação em Engenharia Física da EEL-USP e seu primeiro Coordenador de outubro/2013 a outubro/2019.

Vice-diretor

Prof. Silvio Silverio da Silva é Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) junto ao Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP.

 

 

 

Pesquisador 1A do CNPq, com um Fator H de 34 e número de citações de 4499 (Web of Science/Scopus).

 

 

 

Na USP também obteve o título de Livre-Docência e concluiu o Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica com período na Gesellchaft Fuer Biotechnologishe Forshung GBF- Alemanha.

 

 

 

Foi Vice-Diretor, bem como Assistente de Direção/Assessor de Pesquisa da ex-FAENQUIL (1999 a 2005) atual Escola de  Engenharia de Lorena (EEL), Unidade da USP. Foi Chefe do Departamento de Biotecnologia da EEL/USP em duas gestões  (2015 a 2019), Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa da EEL[1]USP (2018 a 2020).

 

 

 

Professor colaborador nos Programas de Doutorado da Universidad Autonoma de Tamaulipas, e na Universidad Autonoma de Coahuila, México, Avaliador do SINAES/MEC de Instituições de Ensino Superior e de Cursos de Graduação e também do Sistema ARCU SUL de países do Mercosul.

 

 

 

Pesquisador associado do Instituto de Pesquisa em Bioenergia - IPBEN. Ganhador dos prêmios: Título de Cidadão Honorário de Lorena (2017), Profissional Destaque Educacional (2015), Indústria Destaque-Educação (2015), Ciência de Impacto em Biotecnologia nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020, Prêmio Nacional de Pós-graduação, BRASKEN, ABEQ, Prêmio Dow Sustainability Innovation além de outras premiações.

 

 

 

Exerce atividades de consultoria ad hoc para CNPq, CAPES, FAPESP, FAPEMIG, FAPITEC, FACEPE Fundação Araucária, BNDES, CEE, MEC, National Science Foundation, NSF, Estados Unidos,  Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, CONACYT, México, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha, Comission Nacional de Investigación Científica y Tecnológica, Chile e outras diversas instituições.

 

 

 

É revisor de 41 periódicos internacionais. Publicou 226 artigos em periódicos especializados em sua maioria internacionais e 780 trabalhos apresentados em eventos de grande parte internacionais. Possui 48 capítulos de livros publicados. Possui 2 processos tecnológicos registrados (patentes) já concedidas e 4 em depósito. Orientou 185 trabalhos de pesquisa dentre 31 dissertações de Mestrado, 25 Teses de Doutorado, 11 supervisões de Pós Doutorado, além de ter orientado 112 trabalhos de Iniciação Cientifica nas áreas de Microbiologia Aplicada e Engenharia Bioquímica. Recebeu 27 prêmios e/ou homenagens, coordenou 22 projetos de pesquisa financiados, 4 grandes  projetos sendo um na categoria projeto Temático dentro do programa BIOEN da FAPESP envolvendo a USP, UFJF, UFMG e UNESP e duas instituições internacionais e outros 3 projetos aprovados dentro da Cooperação Internacional envolvendo a EEL[1]USP e a Colorado State University (EUA) financiado pelo CNPq/ NSF (EUA), o Institute of Technology Durgapur, (Índia), MCTI/DBT, Índia e a University of Ontario Institute of Technology (Canadá), financiado pela FAPESP/UOIT-Canadá.

 

 

 

Atualmente é Pesquisador Principal em outro projeto Temático aprovado pela FAPESP, coordena 1 projeto internacional aprovado em colaboração com Universidades do México. Editou 5 livros internacionais, e foi guest editor do Journal of Biomedicine and Biotechnology.

 

 

 

Atua na área de Biotecnologia com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação. É o Coordenador dos Laboratórios de Bioprocessos e Produtos Sustentáveis do DEBIQ-EEL-USP, tendo recebido em seu grupo de pesquisa 34 pesquisadores internacionais de diferentes continentes. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 185 colaboradores em trabalhos científicos.

 

 

 

Participa de Conselhos Institucionais desde 1995, tendo participado da Congregação, Conselho Departamental, Comissão de Pesquisa, Comissão de Cultura e Extensão, Conselho Técnico Administrativo (CTA), Comissão Coordenadora de Programa de Pós-graduação em  Biotecnologia Industrial, Comissão Coordenadora de Curso e no Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino (FAPE/EEL).

 

 

 

Possui parceria de colaboração científica com diversas instituições nacionais e internacionais destacando-se países como: Itália, Espanha, Chile, Alemanha, México, Estados Unidos, Canadá, China e Índia.