Reitoria no Campus: Programa traz a administração Central à Lorena para integrar-se das demandas da comunidade local.
Por Simone Colombo
A edição 2024 do programa Reitoria no Campus aconteceu dia 11 de outubro na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e contou com a presença de autoridades uspianas, servidores, docentes e alunos. A cerimônia oficial aconteceu no Anfiteatro do Campus.
A abertura solene aconteceu às 9h. A mesa do cerimonial foi composta pelo Prof. Durval Rodrigues Junior - Diretor da EEL, Prof. Amilton Martins dos Santos - Prefeito do Campus de Lorena, Prof. Edmilson Dias de Freitas – Coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Prof. Fernando de Queiroz Cunha - Coordenador Executivo do Programa Reitoria no Campus e o Prof. Fabio Lotti Oliva – Diretor do Departamento de Convênios da USP.
Abrindo a cerimônia, o Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL, saudou aos presentes manifestando sua satisfação em receber grande parte do corpo administrativo da USP para discutir efetivamente as particularidades da vida acadêmica e administrativa do Campus de Lorena. “Sabemos da dificuldade de todos vocês para virem até Lorena, pela distância e pelo tempo dispendido e estamos muito contentes em terem vindo até aqui nos prestigiar nesse momento raro e tão importante para nós”, afirmou.

Para o Prof. Edmilson Freitas, Coordenador Executivo do Gabinete do Reitor, os campi da USP que ficam fora da Capital acabam tendo uma percepção de distanciamento da Administração Central e estas visitas periódicas acabam por favorecer uma aproximação. “Nada como você vir ao local para entender as questões”, destaca.
O Prof. Aluísio Augusto C. Segurado, Pró-reitor de Graduação, abriu sua fala salientando a importância da EEL para a Universidade não só pelos seus cursos de graduação, mas também pelo Cotel (Colégio Técnico de Lorena) pelo qual a Universidade tem muito carinho dado a sua relevância no ensino público médio no Estado de São Paulo. O Pró-reitor de graduação também cumprimentou a EEL pelo trabalho realizado a cerca das necessidades de aprimoramento do ensino na Universidade que resultou em um projeto muito consistente. “O plano contou com a contribuição de todos os departamentos da EEL, mas mais do que isso, em uma consolidação realizada pela Direção e pela Comissão de Graduação com apoio das Comissões Coordenadoras de Curso, que buscaram aglutinar as propostas de diferentes departamentos buscando uma organização que beneficiasse a todos”. Lorena foi a unidade que conquistou o maior aporte de recursos no programa de apoio ao ensino de graduação devido a este trabalho.

O Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Rodrigo do Tocantins Calado De Saloma Rodrigues, anunciou que sua pasta irá discutir três pontos: o encerramento da avaliação quadrienal, o olhar para o futuro, e os objetivos estratégicos para melhoria na pós-graduação com foco em colaboração nacional e internacional. “Em especial integrar mais a pós-graduação com os objetivos do desenvolvimento sustentável para que isso possa compor as características dos programas de pós-graduação e aproximar a pós-graduação da sociedade”, declara.
A Pró-Reitora adjunta de pesquisa e inovação, Profa. Susana Inês Cordoba de Torresi destacou a contribuição da EEL nas discussões do MVV (Metas Visões e Valores da USP) realizada em Lorena. “Queria deixar público aqui em Lorena um agradecimento, na pessoa do Prof. Valdeir. Lorena tem sido muito atuante no Conselho de Pesquisa e tem presença marcante em cada um dos editais”, salienta.

Encerrando a abertura, a Profa. Marli Quadros, Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária destacou que todos puderam observar que as Pró-reitorias tem um ponto de interseção no âmbito da extensão à sociedade. “Não existe pesquisa e inovação sem extensão e não existe extensão sem pesquisa e inovação” afirmou.
Dando continuidade ao cronograma, os grupos se formaram de acordo com suas pastas para discutir suas temáticas: As Comissões Estatutárias da EEL junto as respectivas Pró-reitorias de: Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária. Os chefes de seção da EEL junto aos representantes da ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais), CODAGE (Coordenadoria de Administração Geral), SEF (Superintendência do Espaço Físico) e STI (Serviços de Tecnologia da Informação) da USP.
O Diretor da EEL, Prof. Durval Rodrigues Junior, permaneceu no Anfiteatro junto ás representações estudantis, servidores e docentes para tratar com o Gabinete da Reitoria de assuntos de interesse macro da EEL.

Depois de duas horas de discussões, todos os grupos de trabalho, voltaram apara o Anfiteatro para o encerramento. O Prof. Fernando Cunha, Coordenador do Programa Reitoria no Campus reafirmou aos presentes os benefícios deste tipo de encontro “A vinda dos Pró-reitores aos campi colabora muito para um melhor diagnóstico de quais são as ações que a reitoria tem que ter”. Ele sugere aos Pró-reitores aumentar o número dos participantes porque o ganho dessa atividade é indiscutível tanto para a administração central quando para a administração local.
Ao final do encontro, o Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL-USP agradeceu aos presentes pela visita. “Tivemos a oportunidade de mostrar nossas competências, expor nossas peculiaridades. Falar sobre os ajustes que precisam ser feitos para continuar a colocar a EEL dentro dos padrões de excelência da Universidade”, destaca. O Diretor da EEL destacou o êxito do Programa Reitoria no Campus e expressou seu desejo de que o mesmo seja mantido pelas gestões vindouras.
Finalizando a cerimônia, todos assistiram a apresentação do Quarteteen, com alunos do Cotel, e da Banda Six-Sigma, composta por servidores, docentes da EEL e os convidados especiais.
