Skip to main content

Mensagem da Diretoria da EEL para o Inicio do Ano Letivo 2025

Caros colegas docentes, servidores e alunos,

 

Esperamos encontrá-los bem.

Iniciamos esta semana um novo ano letivo para a Graduação, mantendo todas as nossas atividades de forma ininterrupta. As aulas da Pós-Graduação terão início em 17 de março de 2025.

Gostaríamos de compartilhar com vocês as melhorias contínuas que vêm sendo implementadas na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), iniciadas na gestão anterior, abrangendo infraestrutura, reorganização administrativa e aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Novas instalações e reorganização administrativa

 

Com a conclusão das obras das novas instalações da Prefeitura do Campus, e a consequente redistribuição de espaços, a Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI), a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), a Comissão de Relações Internacionais (CRInt), a Assessoria Jurídica e a Assessoria de Comunicações foram realocadas para o prédio da Diretoria.

Dessa forma, conforme planejado, as salas anteriormente cedidas pelo Departamento de Engenharia Química e de Produção (DEQUI) no prédio da Engenharia de Produção foram devolvidas, permitindo ao DEQUI ampliar suas atividades e cursos. Agradecemos ao Departamento pela parceria e colaboração nesse processo.

 

Expansão e melhorias na infraestrutura acadêmica

 

A reorganização dos espaços permitiu a liberação de novas áreas para uso estudantil na Biblioteca da Área I, além da ampliação de espaços na Biblioteca da Área II.

Na Área I, concluímos a instalação do Laboratório II de Informática, que agora complementa o Laboratório I, a Sala Pro-Aluno e um novo Laboratório de Informática no Cotel, oferecendo mais opções para docentes e estudantes. Na Área II, a Sala Pro-Aluno foi renovada e está disponível, e seguimos trabalhando na captação de recursos para equipar dois novos Laboratórios de Informática.

Além disso, está em andamento a substituição dos telhados dos prédios das Áreas I e II, com algumas edificações já reformadas. Essa melhoria visa solucionar os problemas de infiltração, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

 

Projetos em andamento

 

A partir de 6 de março de 2025, terão início as obras das Praças Pertencer no Cotel e na Área II, com previsão de conclusão até 3 de julho de 2025. Esses espaços foram projetados para promover maior integração e convivência entre alunos, servidores e professores. Também está em fase de planejamento a construção de mais uma Praça Pertencer na Área I, nas proximidades da "bica".

A renovação da Biblioteca da Área I já tem projeto finalizado, e o Edital para contratação da obra será publicado em 14 de março de 2025, com previsão de conclusão até dezembro de 2025. Além disso, a climatização das bibliotecas das Áreas I e II foi concluída, garantindo maior conforto para a comunidade acadêmica.

Desejamos a todas e a todos um excelente ano de 2025 repleto de aprendizado, crescimento pessoal e profissional.

 

A Diretoria da EEL   (Prof. Durval e Prof. Silvio)

A Prefeitura do Campus USP de Lorena   (Profa. Ana Gabas e Prof. Clodoaldo)

__________________________________________________________________________________________________

Caros colegas docentes,

 

Complementando a mensagem enviada em 28/02/2025 às 12h12min, gostaríamos de informar alguns assuntos adicionais:

1) Está sendo iniciado um processo de compras compartilhadas com várias Unidades da USP, que permitirá agilidade para compras de interesse comum. Inclusive para as compras relacionadas à Fase 1 do Programa de Aprimoramento do Ensino de Graduação, onde aprovamos 8,3 milhões de reais. Estamos todos trabalhando com a preparação para a Fase 2.

 

2) Está em negociação desde o final de ano a criação de um escritório da FUSP na EEL. É quase certo. Isto permitirá agilidade nas contratações pela FUSP, inclusive quanto às importações (principalmente com recursos FAPESP) que deverão ser realizadas pela USP, com intermédio de Fundação (FUSP).

 

3) Continuando o acompanhamento da EEL e da PUSP-L nas ações de responsabilidade da SEF, seguem algumas informações adicionais que impactam nossa vida acadêmica:

3.1) Obras das Praças Pertencer do Cotel e da Área II – Início das obras em 06/03/2025, com previsão de conclusão até 03/07/2025.

3.2) Praça Pertencer Área I (maior) – Previsão de assinatura do contrato na SEF em 27/02/2025 para confecção do Projeto Executivo. Previsão para conclusão do Projeto em maio/2025, com conclusão da obra até dezembro/2025 (após nova licitação!).

3.3) Biblioteca da Área I – Os projetos foram entregues e verificados pela SEF. Licitação da obra será publicada em 14/03/2025 pela SEF. Previsão de finalização da obra até dezembro/2025.

3.4) 03 prédios de laboratórios de Pesquisa – O Edital para contratação da adequação do projeto executivo retornou da PG-USP, foi adequado pela SEF, e será publicado em 14/03/2025.  A EEL continua trabalhando junto à SEF, e à empresa a ser contratada, para finalização desta adequação do projeto.

A Diretoria da EEL (Prof. Durval e Prof. Silvio).


 

Post: Simone Colombo