Skip to main content

EEL: Projeto que monitora a saúde dos rios recebe Menção Honrosa ao Prêmio USP de Impacto Social 2024

Simone Colombo

 

O projeto Microplásticos e a Saúde dos Rios: "Fazendo Extensão ConsCiência" sob a coordenação da Profa. Dra. Teresa Cristina Brazil de Paiva recebeu Menção Honrosa ao Prêmio USP de Impacto Social 2024, na categoria Vida na Água

 

O Prêmio USP, uma iniciativa da PRCEU-USP junto com a Reitoria, visa reconhecer e premiar docentes e estudantes da USP cujas contribuições no campo da extensão universitária se destacaram e impactaram positivamente a sociedade durante o ano de 2023, em alinhamento com os 17 Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

 

A Profa. Teresa Paiva afirma que o prêmio é fruto da união entre Instituições. “Foi uma conquista coletiva junto com alunos de IC (Iniciação científica), graduação e pós-graduação, pesquisadores e funcionários da EEL e alunos e professores da ETEC “Pe Leôncio da Silva” e COTEL de Lorena”. 

 

A pesquisadora conta que o projeto teve por objetivo dar continuidade aos estudos acerca do estado de conservação dos rios do município de Lorena (microbacia do Ribeirão Taboão e rio Paraíba do Sul) e sua poluição por microplásticos (MPs) e informar os efeitos destes poluentes sobre a saúde dos organismos presentes nas águas e nos sedimentos dos rios.  

Página de conscientização ambiental criada pelos alunos da ETEC "Pe. Carlos Leôncio da Silva" https://eco-toxicologicos-qualidade-ambiental.vercel.app/

As análises dos poluentes foram feitas no laboratório de Ecotoxicologia Aquática da EEL e foi possível concluir que a ingestão de MPs por microcrustáceos (na água) e macroinvertebrados (em sedimentos) na Microbacia do Ribeirão Taboão e no Rio Paraíba do Sul se confirma.

 

Para facilitar o acesso às informações, os alunos do 2º ano do curso de informática da ETEC envolvidos no projeto, desenvolveram um website para ampliar a conscientização da comunidade. Com isso, espera-se que a população se aproxime da ciência e se conscientize sobre os reais danos causados pelo descarte inadequado de produtos no meio ambiente. 

 

Foram realizadas ações de prevenção, conscientização para redução dos MPs, por meio de material didático, para divulgação nas escolas de Lorena e região promovendo, dessa forma, a integração da Universidade com a sociedade”, conta a Profa. Teresa Paiva.