Skip to main content

EEL homenageia envolvidos na parceria com o IFSC para reestruturação dos seus Laboratórios de Física

A celebração é uma forma de reconhecer os esforços em conjunto entre o IFSC e a EEL para aprimorar os laboratórios didáticos de Ensino de Física da Unidade de Lorena

 

 

Por Simone Colombo

 

 

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP realizou uma cerimônia de homenagem aos servidores, docentes e dirigentes envolvidos na reestruturação dos Laboratórios do Ensino de Física (LEF) da EEL. O trabalho foi realizado entre os anos de 2014 e 2017 entre duas unidades da USP. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e a EEL para reestruturar os 4 Laboratórios de Ensino de Física da EEL.

 

Prestigiaram o evento as autoridades: Profa. Ana Lúcia Duarte Lanna, Pró-reitora de Inclusão e Pertencimento; o Prof. Aluísio Segurato, Pro-reitor de Graduação; o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, atual Diretor do IFSC/USP; o Prof. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP à época; o Prof. Durval Rodrigues Junior, atual Diretor da EEL; o Prof. Silvio Silverio da Silva, atual Vice-Diretor da EEL, e o Prof. Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação da USP à época. O evento contou também com a presença dos Professores Euclydes Marega Junior e Lino Misoguti, atuais coordenadores dos Laboratórios de Ensino e da Oficina de Óptica do IFSC/USP, e com a presença do Prof. Carlos Y. Shigue, que, à época da assinatura do projeto, ocupava a Presidência da Comissão de Graduação da EEL/USP.

Autoridades: Prof. Osvaldo Novais; Profa. Ana Lana; Prof. Aluísio Segurato; Prof. Durval Rodrigues Junior; Prof. Silvio Silverio da Silva; Prof. Tito Bonagamba e Prof. Carlos Hernandes compõem a mesa oficial do evento. Foto: Simone Colombo

 

Na abertura da cerimônia, o Prof. Durval Rodrigues Jr., Diretor da EEL, destacou que o evento formalizava uma homenagem ao IFSC e a todos os envolvidos que demonstraram extrema dedicação para a EEL. “Esse projeto foi bastante importante para nós, reestruturando nossos Laboratórios de Ensino de Física. Além dos nossos cursos de graduação, a EEL mantém o único curso de Engenharia Fisica da USP, que foi fortemente impactado com as melhorias”, salientou. Ele lembrou que o Prof. Marco Antonio de Aguirra Massola, Diretor da EEL na ocasião e o Prof. Antônio Carlos Hernandez, Pró-reitor de Graduação na época, acertaram o auxilio financeiro no valor de R$ 350 mil, para reestruturação desses laboratórios, e frisou que a Unidade sempre foi muito bem assistida pelos Reitores desde que foi incorporada à USP em 2006.

 

O Prof. Aluísio Segurado, Pró-Reitor de Graduação, comentou: “Ver um projeto desses, que congrega duas Unidades da USP, situadas em dois Campi diferentes, é uma grande alegria para a Pró-Reitoria de Graduação”. Para ele, esse exemplo deve impulsionar novas parcerias entre as Unidades da USP.

Prof. Tito Bonaganba; Prof. Osvaldo Novais e Prof. Carlos Hernandes falam sobre a importância da parceria entre as unidades da USP EEL e IFSC. Fotos: Simone Colombo

Em sua explanação, o Prof. Tito Bonagamba, diretor do IFSC/USP na época, contou aos presentes a história do Instituto de Física de São Carlos, com 30 anos de experiência no ensino de Física, exaltando o trabalho dos docentes e servidores para estruturá-lo como é hoje. O Prof. Tito Bonagamba denominou EEL e IFSC como “unidades irmãs”, e durante a cerimônia fez questão de nominar um a um dos homenageados, juntamente com a chamada feita pela EEL. “Esse trabalho consolida a cooperação histórica e o fortalecimento de vínculos que impulsionam o ensino, e o desenvolvimento tecnológico da Universidade”, declarou.

 

O Prof. Antônio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação da USP que estabeleceu essa parceria em 2015, declarou estar extremamente feliz de ter tido a oportunidade de estar na PRG-USP no momento certo para realizar esse projeto, e de ter também agora uma segunda oportunidade de rever todos aqui presentes, prestar essa homenagem e ver o projeto consolidado.


O atual Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, frisou:  Sinto-me orgulhoso em poder, como diretor atual do IFSC, prestar essa homenagem aos nossos funcionários que merecem muito! Por décadas vocês têm feito um trabalho exemplar no ensino de Física no nosso Campus!”. E completou: “Gostaria de agradecer ao Prof. Durval pela oportunidade que nos dão de participar de um momento tão importante para nossa Universidade.”

Prof. Carlos Todero e o Prof. Renato Menegatti contam detalhes do projeto que uniu as duas unidades na reestruturação dos laboratórios de física experimental. Fotos: Simone Colombo

 

Finalizando a cerimônia, o Prof. Carlos José Todero Peixoto e o Prof. Carlos Renato Menegatti, que estiveram à frente desta parceria, fizeram uma apresentação contando detalhes da realização do projeto.  Segundo eles, as Diretorias do IFSC e da EEL, e a Pró-Reitoria de Graduação, tiveram papel determinante em todo o processo. 

 

De acordo com o Prof. Carlos Todero e o Prof. Carlos Menegatti, devido ao alto nível de formação de todo o pessoal envolvido diretamente na execução e no gerenciamento de todo o processo, a execução foi mais simples. A boa comunicação entre as prefeituras dos campi e o sistema de transporte da Universidade reduziram os custos finais de transporte, tanto dos kits quanto das viagens, em aproximadamente 80%, se comparado com os custos de transporte comercial (ônibus, caminhões baú e automóveis). Ao final, o projeto custou à USP menos do que o valor originalmente destinado, R$ 310 mil. Ao todo foram confeccionados 23 kits didáticos, que cobrem cerca de 70 experimentos diferentes. 

 

Equipamentos dos Laboratórios de Física fruto da parceria EEL x IFSC
Laboratórios didáticos de Física da EEL: Equipamentos fruto da parceria entre IFSC e EEL . Fotos: Marcos Santos

 

A inauguração oficial aconteceu em 2017, mas desde 2016 os alunos da EEL já puderam utilizar os laboratórios. De lá pra cá, IFSC e EEL mantém a parceria para a manutenção, o desenvolvimento e o aprimoramento constante do LEF.

 

Estas ações levaram à criação da Comissão de Gestão do LEF-EEL, junto ao Conselho do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Unidade, com mandato para 2 anos. Atualmente a presidência é ocupada pelo Prof. Dr. Carlos Renato Menegatti e a vice-presidência pelo Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva.

 

Para docentes e alunos, os novos laboratórios da EEL simbolizam um espaço de aprendizagem moderno e interativo, em sintonia com as necessidades atuais da Ciência e da Engenharia, o que fortalece a missão da USP de promover ensino de qualidade e gratuito, em parceria com a tecnologia.

 

A homenagem aconteceu no dia 05 de setembro de 2025, no Auditório Principal da EEL. Após a cerimônia oficial os convidados visitaram os Laboratórios de Física experimental da EEL e receberam um certificado e uma placa em homenagem e agradecimento aos serviços prestados nesta parceria.

Docentes e servidores da EEL e do IFSC, que participaram da Cerimônia de homenagem a todos que trabalharam na reestruturação dos Laboratórios de Ensino de Física da EEL.
Docentes e servidores da EEL e do IFSC, que participaram da Cerimônia de homenagem a todos que trabalharam na reestruturação dos Laboratórios de Ensino de Física da EEL. Foto: Simone Colombo

 

Os homenageados participaram da reestruturação dos laboratórios de Física da Unidade em parceria com o IFSC. Arte: Thaís Degani Angerami