Cotel é a melhor escola pública do estado de São Paulo no Enem 2024
Por Thaís Degani Angerami
O Colégio Técnico de Lorena “Prof. Nelson Pesciotta” (Cotel), mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo, é a escola pública com o melhor desempenho do estado de São Paulo no Enem de 2024.
A análise foi feita pelo jornal O Globo, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), referentes às notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024. O levantamento confirmou a excelência do ensino oferecido pelo Cotel, que alcançou uma média geral de 681,30 pontos.
O resultado consolida a escola como uma referência nacional em qualidade de ensino. Confira o desempenho em diferentes rankings:
- 1ª colocada entre as escolas públicas do estado de São Paulo
- 10ª colocada entre as escolas públicas de todo o Brasil
- 27ª colocada entre todas as escolas (públicas e privadas) do estado de São Paulo
117ª colocada entre todas as escolas (públicas e privadas) do Brasil
Para a diretora do Cotel, profa. Elisângela Moraes, o resultado é motivo de orgulho: "Esses números mostram a força do nosso trabalho e a importância do COTEL dentro da Escola de Engenharia de Lorena e da Universidade de São Paulo. Quero agradecer especialmente aos nossos alunos, que levam o estudo a sério e se dedicam com muito foco, além de reconhecer o empenho diário dos professores e funcionários que tornam tudo isso possível.".
Com 63% dos alunos aprovados em Universidades Públicas, o Cotel coleciona destaques como esses. O Colégio ocupa a 1º colocação no ranking das escolas do Vale do Paraíba e região, segundo a nota do IDEB, divulgado pelo Inep. Além disso, os estudantes acumulam diversas medalhas em competições e olimpíadas do conhecimento, como por exemplo a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e o Prêmio Econoteen da FEA USP.
Sobre o Cotel
O Colégio Técnico de Lorena oferece curso de Ensino Médio e Técnico em Química. A unidade funciona na Área I da Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP, e os alunos usufruem das mesmas instalações que os estudantes da graduação da Universidade: Bibliotecas, laboratórios didáticos, restaurante universitário, áreas de esporte e lazer. O corpo docente conta com professores da USP, servidores graduados da EEL e professores efetivos do Colégio.
Anualmente são oferecidas 40 vagas, preenchidas através de um processo seletivo que chega a uma concorrência de 12,05 candidatos por vaga. Estudantes de escolas públicas têm uma bonificação de 15% na nota final. Atualmente, 123 alunos frequentam a unidade.
O Cotel é diverso:
45% dos novos alunos vem de escolas públicas
- 50% de alunos são do sexo feminino e 50%, masculino
75% dos alunos estão na faixa de até 5 salários mínimos
Além de ser referência no ensino formal, o Cotel também se preocupa em proporcionar uma vivencia completa ao aluno, valorizando a arte, cultura, expressão e autonomia. Projetos anuais como o Sarau, Feira de Empreendedorismo, Feira de Ciências são oportunidades pensadas para os jovens colocarem em prática os conhecimentos das aulas, desenvolver habilidades e se expressar por meio de músicas, peças teatrais, poemas, entre outros. Confira abaixo um pouco do trabalho cultural promovido pelo Cotel no Sarau deste ano: