Comunicado da Direção da EEL sobre o retorno das atividades presenciais
"Caros docentes, funcionários e alunos da EEL,
Esperamos encontrá-los bem, junto de seus familiares, com excelente estado de saúde.
Escrevemos para esclarecer sobre algumas diretrizes de acesso à Escola de Engenharia de Lorena até o final do segundo semestre de 2021 para alunos, professores e funcionários, decorrentes da última reunião do Reitor com Pró-Reitores e Diretores de todas as Unidades da USP ocorrida em 10/08/2021 e da Portaria 7670/2021 divulgada dia 12/08/2021, publicada em DO de 13/08/2021.
A questão central deste ordenamento continua sendo minimizar o risco de transmissão do vírus da Covid-19 entre nós, mantendo critérios científicos como nossos guias primordiais, como tem sido até o momento.
Em recente reunião com os dirigentes da Universidade, o médico e professor da USP, especialista em Covid-19, Dr. Esper Kallas, foi convidado pelo M. Reitor para expor o estado atual da pandemia. Segundo ele, finalmente estamos próximos de um quadro promissor no Estado de São Paulo quando 97% da população vacinada com a segunda dose estará segura. Ele ainda citou que 95% da população brasileira se convenceu de que deve tomar a vacina e, ainda, que temos uma quantidade de doses suficiente para vacinar a todos. Estes fatos explicam a queda continuada das curvas de casos novos e de mortes.
Desta forma, o segundo semestre de 2021 poderá ser caracterizado como o semestre da transição para a volta ao “novo normal”, sabendo que ao longo dos próximos meses a grande maioria dos membros da nossa Comunidade atingirá a cobertura vacinal completa. Ainda assim, continuará sendo importante manter todos os demais cuidados sanitários, tais como o uso correto de máscara, de álcool gel e o distanciamento social, pois as vacinas disponíveis para a COVID-19, como qualquer vacina existente, não garantem proteção de 100%.
Neste contexto, no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação, a CG e a CPG aprovaram o conjunto de procedimentos descritos abaixo:
* As disciplinas dos cursos de Graduação da EEL continuarão sendo ministradas em aulas não presenciais até o final do semestre, conforme comunicado enviado pela CG da EEL em 27 de julho de 2021 que orienta que as aulas terão início em 16 de agosto e terminarão em 21 de dezembro, sendo ministradas de forma online. O período de 03 a 14 de janeiro de 2022 poderá ser utilizado pelos docentes que ministram turmas experimentais para reposição, de maneira condensada, de aulas práticas com o intuito dos alunos vivenciarem o ambiente das aulas de laboratórios.
* As disciplinas dos cursos de pós-graduação, que se iniciaram no dia 09/08/2021 e terminarão em 19/11/2021, devem ser ministradas de forma online e qualquer disciplina que apresente a necessidade de ser ministrada de forma presencial, antes disto, deve requisitar aprovação da CPG.
A decisão de manter as aulas de maneira remota no 2º semestre de 2021 é decorrente de vários aspectos específicos da EEL, quais sejam:
* questões de saúde decorrentes da pandemia, haja vista que a maioria dos alunos e servidores só atingirá cobertura vacinal completa a partir de meados do mês de outubro, já decorrido mais da metade do semestre letivo;
* dificuldades da grande maioria dos alunos que está, no momento, morando fora da cidade de Lorena, causando enormes transtornos a mudança no decorrer do semestre;
* ao fato de não termos, no momento, estrutura de equipamentos e de internet para transmissão ao vivo de aulas em sistema híbrido;
*ausência de treinamento de docentes e técnicos para captação, transmissão e edição de aulas online transmitidas a partir da sala de aula com equipamentos que ainda não estão disponíveis;
Em cumprimento à Portaria GR 7670/2021, a partir de 23 de agosto de 2021, pretendemos começar a estruturar a disponibilização do acesso aos alunos à Biblioteca, às salas de estudo e laboratórios, dentro de condições sanitárias que permitam seu uso de forma segura.
No caso específico dos docentes e servidores técnicos-administrativos, tanto os do Quadro USP quanto os do Quadro da SDE, a EEL respeitará e acompanhará integralmente o disposto no Artigo 5º da Portaria 7670/2021, garantindo que o trabalho continue sendo executado sem descontinuidade e que todos os parâmetros de segurança enumerados sejam completamente respeitados.
Mais uma vez, lembramos que consideramos a volta ao trabalho presencial fundamental para a normalização da essência da Universidade e de suas atividades fim, mas que a Ciência é nosso guia maior e o processo de retorno não fugirá às suas diretrizes, bem como não nos eximiremos de revisar estas diretrizes caso a situação pandêmica nos obrigue.
Assim, a Diretoria pede o empenho de toda a comunidade EEL para que se esforce ao máximo a fim de que tenhamos uma transição tranquila e ordenada ao retorno.
Colocamo-nos à disposição de todos para ouvi-los com relação a sugestões quanto ao exposto".
Lorena, 13 de agosto de 2021.
Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva - Diretor
Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior - Vice-Diretor
Abaixo Portaria 7670/2021