Biblioteca da EEL oferece Café Acadêmico
Um Café Acadêmico foi oferecido aos professores recém-contratados pela EEL USP pela Biblioteca da EEL no dia 06/02. Na ocasião os novos docentes da Escola foram apresentados aos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca.
Inicialmente foi apresentado o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi) e esclarecido que a EEL possui uma única biblioteca com duas portas: uma na área 1 e outra na área 2 do Campus de Lorena.
Neste encontro, a Bibliotecária Regina Horta comentou sobre a infraestrutura física que a Biblioteca possui, como auditórios, sala de videoconferência, bibliotecas online, salas para estudo em grupo, sala com baias para estudo individual e sala de reunião.
Tanto o Auditório quanto a sala de reunião podem ser utilizados pela comunidade e devem ser agendados pelo Sistema on-line EEL. No caso de utilização da videoconferência os interessados devem entrar em contato diretamente com o responsável pelas conexões da Biblioteca, Sr. Bruno Marton.
Foram apresentadas as principais fontes de informação do SIBi, como DEDALUS (Catálogo on-line de todas as Bibliotecas), Portal de Busca Integrada, Portal de Revistas da USP, Biblioteca Digital da Produção Intelectual, Biblioteca Digital USP. Também foram apresentadas as diversas Bases de Dados Acadêmicas Referencias que cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento.
Todas as fontes podem ser acessadas pelas máquinas ligadas à rede EEL USP e também pelo acesso Virtual Private Network (VPN). Na Biblioteca são oferecidos vários cursos de capacitação, esclarecimentos de como cadastrar e configurar o computador pessoal para rede VPN, como criar a estratégia de busca bibliográfica e como obter acesso às bases de dados entre outros. A Biblioteca oferece ainda suporte para impressão de documentos e pôsteres científicos e participa de redes sociais e várias redes de bibliotecas.
Os convidados foram informados que atualmente estão em desenvolvimento três projetos aprovados pelo PRCEU:
· Ampliação e modernização do sistema de segurança da Biblioteca da EEL;
· Adequação de armazenamento do acervo bibliográfico e ampliação de acomodação da Biblioteca da EEL (sala Multimídia, espaço História & memória);
· Climatização: adequação ambiental para preservação e conservação do acervo e conforto humano.
Ao final da apresentação a Bibliotecária Regina Horta comentou: ”contamos com ajuda de vocês professores, na promoção da maior utilização das fontes de informação disponíveis, pois o maior contato do aluno é com vocês, que certamente serão os grandes incentivadores na busca e no complemento dos seus estudos na biblioteca. Solicitamos que você professor, conheça o acervo para indicar e estimular os alunos a consultá-lo e utilizá-lo. Contamos com sua colaboração”.
Também foi solicitado aos professores que promovam entre os alunos a utilização dos e-books. Há cerca de 250 mil exemplares disponíveis com textos digitais completos. Regina informou aos docentes ainda que atualmente o SIBi está com mais de 38 mil títulos de periódicos disponíveis com acesso ao texto digital completo.
Após a apresentação foi oferecido um café! O momento também serviu como uma integração entre funcionários da Biblioteca e os novos professores.