Servidores da EEL recebem treinamento sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos

Por Simone Colombo

No dia 23 de abril, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP recebeu o servidor Rafael Henrique Biscaro, funcionário técnico-administrativo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP para fazer um treinamento com os servidores da Unidade de Lorena a respeito da Lei nº 14.133/21, a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). Esta lei irá reger todas as operações de contratação de serviços ou compra de bens em todos os órgãos públicos no País. Rafael veio a EEL a convite da Diretoria da Unidade.

Participaram do treinamento os servidores técnicos da EEL e docentes envolvidos na elaboração de requisições de contratações, bem como, os servidores do Setor de Compras da Unidade.

Foto1: Rafael Biscaro, Prof. Durval Rodrigues Junior, vice-diretor da EEL e Prof. Amilton Martins dos Santos, Prefeito do Campus na abertura. Foto 2- Biscaro e o diretor da Unidade, Prof. Silvio Silverio da Silva. Foto 3 - Rafael Biscaro

Biscaro, apresentou, passo a passo, os meandros dos novos procedimentos eletrônicos para contratação. Segundo ele, as modificações, apesar de serem numerosas, não são tão difíceis de executar. “Essas modificações trazem maior transparência, melhorias e modernidade ao processo de contratação de bens e serviços pelo setor público”.

Uma das partes mais importantes para assegurar a eficácia dos processos de contratação é a etapa do planejamento que envolve análise de riscos, detalhes técnicos e estimativas de custos. Esse novo sistema operacional de compras públicas visa encontrar, melhor preço de bens e serviços dentro dos critérios devidamente descritos, e justificados pelos requisitantes.

Outra novidade é a criação da figura do agente de contratação e fiscalização, um servidor, efetivo da instituição, que irá gerir e conduzir os contratos para que não haja nenhum prejuízo ao erário.

Todas as mudanças, explica Biscaro, irão trazer às contas públicas maior transparência e segurança para que o dinheiro público seja bem utilizado.

Biscaro tem visitado todos os campi da USP para desmistificar a NLLC, tirar dúvidas e apresentar aos servidores que operam nesta área, as novidades, as ações necessárias e detalhes importantes que trarão celeridade ao processo de contratações.

Os servidores João Luis, Jayson Caires, Douglas Barbosa, o diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva, Rafael Biscaro; o vice-diretor, Prof. Durval Rodrigues Junior; o assessor jurídico, Marcelo Amorim e o servidor Natanael Mota. Foto: Simone Colombo