Sarau do Cotel abre as comemorações dos 90 anos da USP em Lorena

O Cotel – Colégio Técnico de Lorena - da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP promoveu seu 10º Sarau.  Este ano, em homenagem aos 90 anos da USP.

Sentados em uma roda de conversa, a abertura do Sarau se deu de forma descontraída. No palco, estavam presentes a Profa. Erika Pettermann, professora de Língua Portuguesa e Sociologia no COTEL e também organizadora do Sarau há dez anos, a Profa. Elisangela de Moraes, diretora do Cotel; o diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva; o vice-diretor, o Prof. Durval Rodrigues Junior, e o prefeito do Campus de Lorena, o Prof. Amilton Martins dos Santos, também membro da Comissão Executiva das atividades relativas às comemorações dos 90 anos da USP.

Foto1. Diretor da EEL fala aos presentes sobre a importância do evento. Foto 2. Diretora do Cotel destaca o trabalho da organização. Foto 3. Profa, Érika Petterman coordenadora do Sarau fala da importância das artes na vida das pessoas. Foto: Arquivo Cotel

O Prof. Amilton dos Santos, destacou que o Sarau do Cotel é um evento cultural muito importante, que dá início a uma série de comemorações que serão realizadas em Lorena para os 90 anos da Universidade.  Na ocasião, o Prof. Silvio Silverio, diretor da USP em Lorena, declarou que é uma satisfação muito grande ver o Colégio mobilizado para a comemoração do aniversário de 90 anos da Universidade. “É muito bom ver vocês nos presenteando com esses momentos tão especiais”. Para o diretor da EEL, esse tipo de evento contribui para formação dos jovens. “Essas habilidades complementam bastante a formação de vocês porque vocês desenvolvem capacidades sensíveis e importantes para esse novo mundo em transformação. Temos que nos preparar para as mudanças.”, disse aos estudantes.

Na plateia, a presença de estudantes de graduação, de funcionários, de ex-alunos e de familiares dos alunos foi notada pelo Prof. Durval Rodrigues Junior, Vice-diretor da Unidade que destacou a importância do momento, parabenizando a direção do Colégio Técnico e todas as pessoas envolvidas na organização. Destacou também, a importância destas atividades de extensão na formação dos profissionais e cidadãos.

A diretora do Colégio, a Profa. Elisangela Moraes salientou que a organização do Sarau foi feita pelos alunos sob a coordenação da Profa. Erika Pettermann. A diretora destacou que o evento é a oportunidade que os alunos, envoltos com as áreas de exatas, externem seu lado artístico.

A Profa. Erika finalizou a abertura dizendo sobre a importância de haver um ensino que propicie o multiculturalismo, a dialética e, sobretudo, o protagonismo juvenil.

O evento começou com um tributo à romancista Valeparaibana Ruth Guimarães, uma das principais escritoras negras do País. Após a plateia assistir a um vídeo com sua biografia, o aluno Lucas Capucho fez uma homenagem à escritora.

Aluno Lucas Capucho homenageia a escritora Ruth Guimarães
O Aluno Lucas Capucho homenageia a escritora Ruth Guimarães. Foto: José Edudardo Mancini

Na sequência, a música clássica foi apresentada por um quarteto formado por alunos do Colégio, que encantou a plateia com a música “Hearts of Courage” de Thomas Bergersen.

Também chamou a atenção do público presente, a apresentação da Banda Six Sigma formada pelos docentes Prof. Messias Borges Silva e Fabrício Gomes e os técnicos André Silva e Gustavo Correard. A banda trouxe como convidados especiais para esta apresentação: o Professor do Centro Universitário Dom Bosco do Rio de Janeiro e também músico, Carlos André Gonçalves e o músico lorenense Alcir Rodrigues Alves. Com clássicos da MPB e do rock internacional, a apresentação contagiou a todos.

Banda Six Sigma: Prof. Messias Borges, André Silva, Carlos André (vocal), Alcir Alves, Prof. Fabricio Maciel e Gustavo Correard

Durante todo o dia o evento seguiu com belíssimas apresentações de bandas, música erudita, música pop, músicas internacionais, recital de poemas, danças, peças de teatro, entre outros.

O Sarau aconteceu no dia 26/04, no Anfiteatro da EEL das 9h às 17h.

Confira as imagens dos melhores momentos: https://photos.app.goo.gl/3SDw3uXBUKZyj3a39