Pular para o conteúdo principal

Manifestações Reitoria da USP e do CRUESP sobre as Diretrizes orçamentárias de 2025

Neste início de maio, o CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e a USP (universidade de São Paulo) se manifestam a respeito do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. 

 

Acompanhe:

 

 

São Paulo, 03 de maio de 2024

Comunicado Cruesp nº 01/2024

 

Foi com preocupação que os reitores das universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – leram a publicação da proposta de diretrizes orçamentárias, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de maio.

 

A inclusão de outras três instituições no percentual de 9,57% alocado à USP, à Unesp e à Unicamp altera uma prática vigente desde 1989. Nesses 35 anos, a autonomia universitária tem sido decisiva para que as três universidades sirvam, com crescente excelência, a sociedade paulista, com importantes reconhecimentos recentes, como o fato de termos uma universidade entre as 100 melhores do mundo.

 

As três universidades paulistas integram, em posição proeminente, rankings nacionais e internacionais e contribuem, com excelência, em todas as áreas de conhecimento, produzindo saberes e ações que melhoram as condições de vida de toda a sociedade.

 

Esperamos que sejam garantidos canais de comunicação com o Executivo para a preservação de conquistas históricas da sociedade paulista e contamos com o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para a manutenção das condições que garantam lugar de destaque para nosso Estado de São Paulo.

 

Carlos Gilberto Carlotti Junior (reitor da USP e presidente do Cruesp)

Pasqual Barretti (reitor da Unesp)

Antonio José de Almeida Meirelles (reitor da Unicamp)    

_ _ _

 

Nota da Reitoria sobre proposta de diretrizes orçamentárias

 

O Governo do Estado de São Paulo manterá, na proposta de diretrizes orçamentárias para 2025, a cota-parte de 9,57% do ICMS destinada à USP, à Unesp e à Unicamp, sem a inclusão de outras instituições na divisão desse percentual.

 

Hoje, dia 3 de maio, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou um comunicado em que expressava preocupação em relação ao artigo 5 da proposta encaminhada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e afirmava que tal inclusão alteraria uma prática vigente desde 1989.

 

Reitoria

Universidade de São Paulo

_ _ _ 

São Paulo, 04 de maio de 2024

 

No dia 4 de maio, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou novo comunicado em que agradece ao governador do Estado sobre os esforços para que fosse mantido o financiamento da USP, da Unesp e da Unicamp no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.

 

Leia, a seguir:

 

Comunicado Cruesp Nº 02/2024

 

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) agradece ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pela rápida abertura do diálogo sobre o financiamento da USP, da Unesp e da Unicamp, previsto no PLDO [Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias] de 2025. Destacamos sua sensibilidade quanto à manutenção da excelência acadêmica e à valorização de nossas universidades.

 

Carlos Gilberto Carlotti Junior

Reitor da USP e presidente do Cruesp

Pasqual Barretti

Reitor da Unesp

Antonio José de Almeida Meirelles

Reitor da Unicamp

_ _ _