Pular para o conteúdo principal

Pesquisa desenvolvida na EEL é premiada no COBEQ 2025

A pesquisa utiliza palha de arroz como matéria-prima alternativa para a obtenção de moléculas precursoras de bioplástico 

 

Foto: A aluna do PPGEQ, a mestranda Gabriela Azevedo recebendo o prêmio COBEQ 2025 da Professora Dra Vanessa de Freitas Cunha Lins Departamento de Engenharia Química, UFMG. (Clique para ampliar)

 

A aluna de Mestrado Gabriela Azevedo Souza, orientada pela Profa. Livia Melo Carneiro, conquistou o prêmio de Melhor Trabalho no eixo temático Reações Químicas e Catálise durante o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ 2025). O estudo premiado, intitulado “Fracionamento da palha de arroz com conversão seletiva da hemicelulose em furanos via catálise heterogênea”, é parte do estudo desenvolvido pela aluna Gabriela em seu projeto de mestrado em conjunto com o projeto de iniciação científica da aluna Victória Schimitz da Silveira, sob orientação da Profa. Livia e com a colaboração do Prof. João Paulo Alves Silva, ambos do Departamento de Engenharia Química e de Produção da EEL-USP.

A aluna de I.C.  Victória Schimitz e a mestranda Gabriela Azevedo com o Prêmio COBEQ 2025.


 

O COBEQ é um dos mais importantes eventos científicos da área de Engenharia Química no Brasil, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais em torno de temas de grande relevância tecnológica e acadêmica.

 

A pesquisa premiada destaca o potencial da palha de arroz, um resíduo lignocelulósico abundante, como biomassa promissora para a substituição de matérias-primas fósseis. Seu aproveitamento possibilita a obtenção de moléculas de alto valor agregado, como as precursoras do bioplástico PEF (polietileno furanoato) — uma alternativa renovável e de menor impacto ambiental comparada à produção do PET (polietileno tereftalato). Essa rota sustentável alia o reaproveitamento de resíduos agroindustriais à redução da dependência de recursos não renováveis, contribuindo para o desenvolvimento de processos químicos mais limpos e circulares. 
 

O COBEQ 2025 aconteceu entre os dias  06 e 10 de outubro em Belo Horizonte-MG.