Pular para o conteúdo principal

EEL homenageia servidores que se desligaram da Instituição nos últimos 2 anos

Por Simone Colombo

 

No dia 26 de maio de 2026, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP realizou uma solenidade de despedida aos servidores que integraram o quadro da unidade e que, recentemente, se aposentaram ou deixaram a Instituição. O evento celebrou a dedicação e o legado dos profissionais que destinaram décadas de suas vidas profissionais ao desenvolvimento da EEL.

 

A mesa do cerimonial foi composta pelo Prof. Sylvio Ballerini, Prefeito Municipal de Lorena, que também é docente da EEL e um dos aposentados homenageados; pelo Servidor, Leandro de Oliveira Bettoni representando a Prefeitura do Campus da USP de Lorena; pelo  Prof. Silvio Silverio da Silva, Vice-Diretor da EEL e pelo Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor da Unidade.

 

Professor Durval Rodrigues Junior, Diretor da EEL e Prof. Silvio Silverio da Silva, Vice-diretor falam aos homenageados. Foto: Simone Colombo

 

Foram 22 homenageados, entre docentes e servidores técnico administrativos, que deixaram a EEL entre os anos de 2024 e 2026. Cada um deles recebeu das mãos do Diretor uma placa oficial de agradecimento que marca o reconhecimento da Instituição aos serviços prestados e o compromisso com a excelência da Escola.

 

O vice-diretor da EEL, Prof. Silvio, destacou o impacto decisivo dos homenageados na trajetória de excelência da instituição e na formação dos alunos. Ele declarou: “Cada trabalho realizado deixou uma marca profunda e permanente em nosso ambiente acadêmico e em nossos alunos”, desejando-lhes saúde e realizações nesta nova etapa da vida,  o Vice Diretor encerrou sua fala dizendo também que “Às portas desta casa estarão sempre abertas para vocês”.

 

De pé o Prof. Silvio Ballerini, hoje, Prefeito Municipal de Lorena, que aposentou-se após 50 anos de contribuição à Instituição. Foto: Simone Colombo

Em seguida, o Diretor da unidade, Prof. Durval, relembrou a história da instituição desde sua fundação em 1969. Ele enfatizou que o esforço profissional de cada um dos presentes foi essencial para transformar a antiga faculdade municipal em uma unidade de excelência da Universidade de São Paulo, hoje consolidada como a melhor universidade da América Latina. “Vocês tem o conhecimento que poucos aqui na Escola de Engenharia de Lorena têm”. Em seguida o Diretor agradeceu por todo trabalho dedicado à Instituição e declarou que o convívio e a rica troca de conhecimentos não podem ser encerrados. “É muito importante para nós a convivência com vocês todos. Vocês fazem parte da família da Escola de Engenharia de Lorena, venham nos visitar e tragam suas famílias”, e destacou novamente: “As portas desta casa estarão sempre abertas para vocês”.

 

No encerramento da solenidade, a psicóloga Márcia Rubez ministrou uma palestra direcionada aos novos aposentados. Sua apresentação abordou os aspectos práticos e emocionais da transição para esta nova fase da vida, ressaltando a importância do planejamento de uma nova rotina baseada em maior liberdade, novos focos e ampliação de horizontes pessoais.

Márcia Rubez,  Psicóloga convidada. Foto: Simone Colombo

 

O evento também foi marcado por um momento de respeito à memória institucional, lembrando os servidores que faleceram no período.  Após o encerramento houve um coquetel de confraternização.

 

A solenidade fez parte das atividades comemorativas dos 20 anos da EEL como Unidade da USP,  completados no dia 29 de maio de 2026.

 

 

 

 Homenageados: 

  • Ailton Rodrigues da Silva – Soldador (42 anos de contribuição)
  • Antônio Fernando Costa – Contador (47 anos de contribuição)
  • Prof. Antônio Fernando Sartori – Docente (48 anos de contribuição)
  • Carlos Roberto Dainesi – Assistente Técnico Especializado (44 anos de contribuição)
  • Profa. Daniela C. Vernilli – Docente (19 anos de contribuição)
  • Fernando A. Gomes Castro – Assistente Técnico Especializado (44 anos de contribuição)
  • Prof. Gerônimo V. Tagliaferro – Docente (21 anos de contribuição)
  • Profa. Graziela Zamponi – Docente (45 anos de contribuição)
  • Prof. Hélcio José Izário Filho – Docente (34 anos de contribuição)
  • Profa. Isabel Cristina C. Calegão – Docente (21 anos de contribuição)
  • Joaquim Joffre Brandão – Operador de Destilaria (47 anos de contribuição)
  • Prof. José Antônio Nunes Romeiro – Docente (45 anos de contribuição)
  • Júlio Alberto Bernardes de Sales – Assistente Administrativo (31 anos de contribuição)
  • Prof. Luiz Carlos de Queiroz – Docente (33 anos de contribuição)
  • Marco Antônio de Salles – Assistente Técnico (39 anos de contribuição)
  • Profa. Maria Tereza de Faria Aquino Rodrigues Almeida – Professora do COTEL (19 anos de contribuição).
  • Profa. Priscila Alves da Silva – Docente (20 anos de contribuição)
  • Rodolfo José Lopes – Assistente Técnico Especializado (43 anos de contribuição)
  • Prof. Sebastião Ribeiro – Docente (48 anos de contribuição)
  • Prof. Sylvio Ballerini – Docente (50 anos de contribuição)
  • Valdir Pereira – Mecânico de Manutenção (18 anos de contribuição)
  • Vandir Bernardo – Mecânico de Manutenção (40 anos de contribuição)


Homenagens Póstumas (Em Memória)

  • Adilson José Alves da Silva – Carpinteiro (29 anos de contribuição)
  • Carlos Antônio da Silva – Auxiliar de Manutenção (21 anos de contribuição)
  • Cláudio Roberto Cardoso – Assistente Administrativo (33 anos de contribuição)
  • Paulo Sérgio dos Santos – Motorista (36 anos de contribuição)
  • Vitor José do Amaral Alves – Auxiliar Administrativo (34 anos de contribuição)

     

    Prof. Durval, Diretor da EEL, entregou em mãos as homenagens aos presentes: 

    Fotos: Simone Colombo

 

Os Departamentos Básico e de Ciências Ambientais e o de Engenharia de Materiais também fizeram suas próprias despedidas. Veja as fotos: 
 

Álbum de fotos